Folha de S.Paulo

Com alta de casos de Covid, cidades de SP recomendam uso de máscara em escolas

- Isabella Menon

Em meio a alta de casos de Covid-19 nas últimas semanas, cidades em São Paulo voltaram a recomendar o uso de máscaras em escolas. É o caso de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Poá, localizada também na Grande São Paulo, inclui, desde março, instituiçõ­es de ensino como um dos locais em que o equipament­o de proteção é obrigatóri­o, assim como no transporte público e nas unidades de saúde.

A máscara deixou de ser obrigatóri­a em espaços fechados pelo então governador do estado de São Paulo João Doria (PSDB), em 17 de março.

Apesar das novas recomendaç­ões nestas cidades, a situação no estado não é alarmante. Na quarta (25), São Paulo registrou 6.586 novos casos da doença, ou seja, uma média móvel de sete dias de 2.239 casos por dia, que representa queda de 43% em relação aos dados de duas semanas atrás.

Prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB) disse, durante live na segunda (23), que a recomendaç­ão é que, ao registrar um caso de Covid, escolas devem obrigar o uso de máscaras durante sete dias. “

A secretária de Saúde de São Caetano do Sul disse, também em uma live, que a prefeitura recomenda que, durante o período de alta transmissi­bilidade no inverno, que as máscaras sigam em uso para evitar a contaminaç­ão.

Na capital paulista, algumas escolas particular­es têm retomado o uso de máscaras como forma de evitar a suspensão do presencial.

O Colégio Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, enviou um comunicado aos responsáve­is no último dia 19 de maio, em que informou que foram registrado­s 63 casos de Covid-19 na escola, entre educadores e alunos.

“Por isso, o uso de máscaras N95/PFF2 ou do modelo cirúrgico nos ambientes fechados da escola continua obrigatóri­o. Esta medida é temporária e pode ser revista caso o cenário da pandemia se altere”, informou o comunicado.

O diretor Fabio Aidar explica que no caso de três casos positivos na mesma sala, a classe tem as aulas presenciai­s suspensas e os alunos retornam para o ensino remoto. Nesta semana, ele calcula que cerca de três salas estão suspensas. “É um número que representa 5% das nossas turmas, não é tão expressivo, mas não queremos que isso piore”, explica ele.

O Colégio São Francisco, no Tatuapé, emitiu um comunicado aos pais, na terça-feira (24), em que recomenda e incentiva que nos ambientes escolares seja mantido o uso de máscara.

O Colégio Pio XII, no Morumbi, também solicitou, desde segunda, que os alunos utilizem novamente as máscaras nos espaços fechados.

 ?? Zanone Fraissat - 3.nov.21/folhapress ?? Crianças usam máscaras em escola na zona sul de São Paulo
Zanone Fraissat - 3.nov.21/folhapress Crianças usam máscaras em escola na zona sul de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil