Folha de S.Paulo

Díaz vai de garoto franzino a talismã de Klopp no Liverpool

- Josué Seixas

Luis Díaz, 25, mudou vários jogos para o Liverpool. Em um deles, a segunda partida contra o Villarreal pelas semifinais da Champions League, após 45 minutos de domínio do adversário, o colombiano entrou em campo e foi decisivo na vitória de seu time. Para isso, marcou de cabeça no triunfo de virada por 3 a 2.

Ele está no clube desde a última janela de transferên­cias. Chegou do Porto em janeiro, por £ 49 milhões (R$ 352 milhões, na cotação época), inclusos bônus e cláusulas de contrato, e tem sido um jogador em quem Jürgen Klopp confia, com rápida adaptação.

Antes, houve dificuldad­es, consideráv­eis para um garoto franzino, mas de constante ambição. Até hoje, listado com 1,78 m e 65 kg, ele não tem um corpo à la Cristiano Ronaldo. Mas, como observou um de seus ex-treinadore­s, John Díaz, o Pocillo, a gana é enorme.

“Lucho queria ver os maiores estádios torcendo por ele, chamando seu nome e aplaudindo uma de suas boas partidas”, contou Pocillo à Folha.

O treinador e Luis Díaz se conheceram em 2015, na Copa América de Povos Indígenas. Díaz sobreviveu a um teste com cerca de 400 jogadores na Colômbia. “Ele se destacou. Já era muito forte com o pé direito. Poucas coisas ainda estão para ser vistas no futebol dele, mas uma delas é que é um excelente batedor de faltas”, disse Pocillo.

Aos 25, Díaz ainda tem espaço para cresciment­o. E Julio Comesaña, um de seus treinadore­s no Junior Barranquil­la, vê em Klopp alguém capaz de completar sua formação. “Díaz sempre foi um dos protagonis­tas em campo. Na minha opinião, ele é um dos melhores em entender como um jogador de futebol tem que mostrar seu jogo”, afirmou Comesaña.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil