Folha de S.Paulo

Pensaemmim

- com Guilherme Seto e Juliana Braga Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organiza sua comunicaçã­o, o presidente Jair Bolsonaro (PL) deu um passo para ganhar terreno no eleitorado do adversário nas redes sociais. Criou uma conta no Kwai, aplicativo de vídeos curtos concorrent­e ao Tiktok. Não por acaso. A ferramenta tem forte presença entre usuários do Norte e Nordeste e com menor poder aquisitivo. Em menos de 10 dias, o presidente já conquistou 112 mil seguidores, 16 mil só neste domingo (29).

O PLANO

Diminuir a diferença no Nordeste é uma das prioridade­s de Bolsonaro. No último Datafolha, o presidente alcançou 21% de intenções de votos na região, ante 71% do petista. O estrategis­ta para redes sociais continua sendo o vereador Carlos Bolsonaro.

CHEGO JÁ

A assessoria de Lula diz que o ex-presidente entrará na plataforma, que tem 45 milhões de usuários ativos, mas não revela a data. Afirma ainda estar satisfeita com seus indicadore­s nas redes sociais.

CAMPO MINADO

Um dos motivos da demora de Bolsonaro em nomear o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a tentativa de não ferir aliados ou criar inimigos. Auxiliares relatam que os emissários contrários a esse ou aquele candidato são mais numerosos que os favoráveis.

EU GARANTO

O presidente chegou a ser aconselhad­o a sabatinar, ele próprio, os indicados, mas a ideia está descartada por ora. Formam a lista do STJ Messod Azulay, Ney Bello Filho, Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros da Silva. Os dois primeiros são os favoritos até o momento.

DOIS PESOS

Bolsonaro criticou na sexta-feira (27) o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, por ter recebido o time jurídico de Lula, mas omitiu que o magistrado havia se reunido com o seu advogado dias antes.

DUAS MEDIDAS

Fachin recebeu os lulistas Eugênio Aragão, Ângelo Ferraro e Cristiano Zanin em 20 de maio. Tarcísio Vieira, contratado pelo PL, esteve com o ministro no dia 10.

ATOS...

Pré-candidata a presidente, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) abraçou temas ligados à defesa da família quando era deputada estadual, há duas décadas. Uma das causas foi a restrição à exposição de crianças e adolescent­es a conteúdo erótico ou pornográfi­co em fitas de vídeo, DVDs, CD-ROM e revistas.

...DO PASSADO

Tebet apresentou em 2003 dois projetos: um para aumentar a alíquota de imposto sobre esses produtos, como forma de desestimul­ar seu consumo, e outro obrigando vendedores a lacrarem esses materiais e expô-los em locais reservados.

TROPA

Em encontro com movimentos sociais na semana passada, o deputado Rui Falcão (PT), um dos coordenado­res da candidatur­a de Lula, disse que encher os eventos de campanha de apoiadores também é importante para a segurança do pré-candidato.

BARREIRA

“Quanto mais gente colocarmos na rua, mais proteção o presidente Lula terá e menos espaço para aventureir­os tentarem a sorte”, afirmou.

ALERTA MÁXIMO

Uma das maiores preocupaçõ­es das autoridade­s que foram ao Recife neste fim de semana é a terra ainda muito molhada. Há previsão de novas chuvas e risco de mais deslizamen­tos.

TRAGÉDIA

O governo federal enviou técnicos da Defesa Civil para auxiliar os municípios a decretar estado de emergência, condição para acessar o R$ 1 bilhão liberado pela União. Até domingo, Pernambuco somava 84 mortos e, ao menos, 56 desapareci­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil