Folha de S.Paulo

Folha estreia Planeta em Transe, projeto que amplia cobertura sobre clima

-

sÃo paulo A cobertura de mudanças climáticas da Folha ficou mais ampla a partir deste domingo (29), com a estreia do projeto Planeta em Transe (folha. com/planetaemt­ranse). A iniciativa tem apoio da Open Society Foundation­s.

O primeiro conteúdo da série é uma entrevista com Vanessa Nakate, 25, ativista climática de Uganda (leia ao lado). Ela ganhou notoriedad­e nos últimos anos após liderar protestos do movimento Fridays For Future em seu país, com inspiração nas greves de jovens realizadas às sextas-feiras sob comando da sueca Greta Thunberg, 19.

Além de Nakate, o projeto Planeta em Transe entrevista­rá 23 nomes (ao todo serão 12 brasileiro­s e 12 de fora do país) que atuam no tema da crise climática, entre especialis­tas e ativistas. As conversas serão publicadas quinzenalm­ente em texto e vídeo, com versões em português e inglês.

"Atualmente não podemos falar de direitos humanos sem falar da crise climática”, destaca Iago Hairon, coordenado­r de justiça climática para a América Latina na Open Society Foundation­s.

“Temos que entender as narrativas das pessoas que estão na linha de frente dessa crise. No Brasil, precisamos fazer isso especialme­nte com as vozes amazônicas. Ea Folha é um meio importantí­ssimo para que essas novas vozes sejam ouvidas”, diz Hairon.

“A crise climática antecede e se sobrepõe às outras crises, pelo impacto em todos as pessoas e setores. Cobrila com o rigor do jornalismo profission­al e os preceitos de nosso projeto editorial é missão de um jornal como a Folha”, afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação.

As entrevista­s ficam a cargo dos jornalista­s Cristiane Fontes e Marcelo Leite, responsáve­is também pela concepção do projeto, com edição de Giuliana de Toledo.

Planeta em Transe também reunirá reportagen­s sobre a pauta de meio ambiente nas eleições de 2022, com ênfase nos problemas que envolvem a Amazônia. Os desafios em nível federal e estadual e como eles são abordados, ou não, nas campanhas políticas serão o foco desse trabalho.

“A cada ano, centenas de cidades do Brasil decretam situação de emergência e estado de calamidade. Muitos desses problemas estão relacionad­os à crise climática. A discussão não é para daqui a 50 anos, precisamos de novas políticas públicas para agora”, afirma Hairon, sobre a relevância do tema nos programas dos candidatos.

A pauta ambiental nas eleições também será debatida em um seminário online, aberto ao público, a ser realizado antes do pleito. A data do evento, que terá tradução simultânea para português e inglês, será anunciada oportuname­nte.

Antes, o projeto organizará ainda um seminário digital de balanço dos compromiss­os climáticos do Brasil e do mundo após a COP26 (26ª Conferênci­a da ONU sobre Mudanças Climáticas), realizada em novembro de 2021 na Escócia. As discussões servirão de aqueciment­o para a COP27, marcada para novembro deste ano no Egito.

A conferênci­a em Sharm el-Sheikh será acompanhad­a in loco por repórteres da

Folha, também como parte do projeto Planeta em Transe. Será feita ainda, em setembro, a cobertura da Climate Week, evento sobre clima que reúne líderes mundiais em Nova York.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil