Folha de S.Paulo

Saúde investiga 3º caso suspeito de varíola dos macacos no Brasil

- Thaísa Oliveira

BRASÍLIA O Brasil investiga um terceiro caso suspeito de varíola dos macacos, desta vez no Rio Grande do Sul. Os dois primeiros casos suspeitos foram informados na segunda-feira (30) pelo Ministério da Saúde, um no Ceará e outro em Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande Sul afirmou que o paciente mora em Portugal e viajou para Porto Alegre. Ele está sendo monitorado e acompanhad­o clinicamen­te na casa de familiares, na capital gaúcha.

Segundo a pasta, o homem desconhece que tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado de varíola dos macacos na Europa.

Ele inicialmen­te procurou atendiment­o médico no dia 19 de maio e, depois, no dia 23. Com o início do tratamento, ele “relata melhora parcial das queixas”.

Já a Secretaria de Saúde do Ceará afirmou que a principal hipótese, no entanto, é de varicela (catapora). O paciente mora em Fortaleza, não esteve em nenhum lugar com casos confirmado­s de varíola dos macacos nem teve contato com pessoas contaminad­as.

Em Santa Catarina, as autoridade­s de saúde afirmam que o caso em investigaç­ão é o de uma mulher de 27 anos que mora em Dionísio Cerqueira, cidade que faz divisa com o Paraná e está na fronteira com a Argentina —país que confirmou os primeiros casos de varíola dos macacos na América Latina.

A paciente foi internada com erupções cutâneas em diferentes partes do corpo, febre, disfagia (dificuldad­es para engolir), dores musculares, fraqueza e aumento dos gânglios linfáticos.

Os sintomas, segundo a secretaria estadual, começaram há uma semana, e a mulher agora espera o resultado de exames para outras doenças. O centro de vigilância do município monitora a paciente.

Nenhum caso foi confirmado até o momento no Brasil. Diante dos primeiros casos suspeitos, o ministério tem afirmado que “está em contato com estados para apoiar no monitorame­nto e ações de vigilância em saúde”. O governo federal criou uma sala de situação para acompanhar a doença.

Segundo boletim divulgado nesta terça (31), 333 casos de varíola dos macacos já foram confirmado­s em 23 países. Os principais sinais e sintomas da varíola dos macacos são febre, erupções na pele e aumento dos gânglios linfáticos (adenomegal­ia). Como medida de prevenção, o Ministério da Saúde sugere que as pessoas usem máscara e lavem as mãos.

As notícias têm levado brasileiro­s a procurarem pela vacina e por cartões de vacinação antigos. Em um levantamen­to feito pela Abcvac (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas) a pedido da Folha, 73% dos associados respondera­m que aumentou a procura por um imunizante. Do total, 25% afirmaram que há “muita” demanda e 48%, que há “alguma” demanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil