Folha de S.Paulo

Angela Machado descarta aliança com Requião, mas defende Lula

- Isac Godinho

bElo HorIZoNtE Pré-candidata do PSOL ao Governo do Paraná, a professora Angela Machado afirmou que descarta uma aliança com o candidato do PT, Roberto Requião, no primeiro turno. Apesar disso, ela disse ser favorável ao voto no ex-presidente Lula para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Disse ainda, nesta quarta (1º), na sabatina promovida pela Folha e pelo UOL, que derrotar Bolsonaro é a tarefa número um de seu partido.

Para ela, mesmo defendendo inicialmen­te candidatur­a própria do PSOL à Presidênci­a, hoje vê Lula como importante ferramenta para evitar a reeleição do mandatário.

Apesar disso, afirmou discordar de políticas promovidas e defendidas pelo PT. “Esse governo de conciliaçã­o de classes não nos representa. Nós somos diferentes, mas, para esse projeto de varrer o Bolsonaro da Presidênci­a, a gente tem que apoiar o presidente Lula, sim”, afirmou.

Mas ela descartou a possibilid­ade de aliança com o ex-governador Requião no primeiro turno da eleição estadual.

“Nos estados, cada um tem uma realidade diferente. Aqui no Paraná, optamos por candidatur­a própria, justamente para mostrar o nosso programa, nossas propostas e nossas bandeiras. Estamos fazendo um programa a muitas mãos, com a ajuda de intelectua­is e movimentos sociais, que estão se debruçando e fazendo um diagnóstic­o preciso das necessidad­es do estado”, afirmou.

“Para um segundo turno, a gente vai ver o que for preciso para derrotar o Ratinho Jr. [PSD], inimigo número um dos paranaense­s no momento entre os candidatos”, disse.

Sobre um possível golpe, caso o atual presidente perca as eleições, disse não acreditar nesse cenário. Segundo ela, Bolsonaro não tem apoio irrestrito das Forças Armadas,

Para ela, desafio maior que derrotar o atual presidente será combater o bolsonaris­mo.

“Precisamos derrotar o bolsonaris­mo, que vai muito além do Bolsonaro. É tudo isso que fez surgir no bojo da candidatur­a dele, as atitudes de pessoas que se sentem empoderada­s para serem racistas, machistas, homofóbica­s e desrespeit­arem as instituiçõ­es e a democracia”, disse ela.

Angela também defendeu o direito a greve de policiais militares, como outros trabalhado­res —hoje vetada. Para ela, uma solução seria a desmilitar­izara Polícia Milita reinvestir­em Guardas Municipais.

“O problema do direito de greve dos policiais militares é justamente por serem militares. Claro que eu defendo o direito deg revede todot rabalha dor. É um instrument­o legal em todas as outras categorias eé aforma dese negociarem melhores condições de trabalho”, disse a candidata.

Segundo ela, é uma luta justa por parte dos policiais militares e de todo o funcionali­smo público do Paraná. A candidata afirmou que os servidores do estado estão há seis anos sem reajuste. De acordo com ela, neste ano foi feita uma reposição de 3%, mas as perdas são de mais de 30%.

Questionad­a sobre a capacidade de uma polícia desmilitar­izada combater ações como a tentativa de assalto realizada em Guarapuava, em abril, quando mais de 30 pessoas tentaram assaltar uma empresa de transporte de valores, respondeu que “uma polícia mais humanizada também pode fazer frente a tudo isso. Nunca vou conseguir conceber que a agressão e a violência vão resolver todos os problemas. Desmilitar­izar não quer dizer que a polícia não vai usar arma nenhuma, que vai estar só conversand­o com o infrator. Quer dizer que precisamos de um efetivo melhor, mais bem treinado, mais qualificad­o e mais valorizado”.

Se disse contrária às escolas militares e à aprovação do homeschool­ing, o ensino domiciliar, e afirmou que não irá governar para o agronegóci­o. “O Paraná se orgulha de ser um dos grandes produtores de soja, mas temos pessoas passando fome, com subemprego­s e na miséria”, disse ela.

“O agronegóci­o já vai muito bem e não precisa do nosso governo. Vamos governar para o pequeno produtor, a agricultur­a familiar, os produtores de produtos orgânicos”, afirmou.

As sabatinas são apresentad­as pelo colunista do UOL Kennedy Alencar e tem participaç­ão dos jornalista­s Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerqu­e, da Folha.

 ?? Reprodução/UOL ?? A pré-candidata do PSOL ao governo do Paraná, Angela Machado
Reprodução/UOL A pré-candidata do PSOL ao governo do Paraná, Angela Machado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil