Folha de S.Paulo

Ratinho Jr. se declara alinhado a Bolsonaro e defende Moro

- Isac Godinho

Data da sabatina do pré-candidato ao governo do PR 3.jun

• 10h Roberto Requião (PT)

Ratinho Junior (PSD), atual governador do Paraná e pré-candidato à reeleição, declarou que seu governo é alinhado ao do presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que aguarda um posicionam­ento do seu partido em relação a quem apoiar nas eleições deste ano.

Em sabatina promovida pela Folha e pelo UOL nesta quinta (2), disse acreditar que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, conduz as discussões de forma madura. Não havendo uma candidatur­a presidenci­al própria do partido, acha que os estados devem ficar liberados para decidir a quem apoiar.

Afirmou que tem bom relacionam­ento com o presidente e gratidão pelos investimen­tos do governo federal no estado. Segundo ele, o Paraná foi o estado que mais recebeu visitas de Bolsonaro em seu mandato.

O PSD chegou a articular o lançamento do senador Rodrigo Pacheco (MG) à Presidênci­a, mas ele desistiu. Parte da sigla mostra proximidad­e com o ex-presidente Lula (PT), enquanto outra ala tem apoiadores de Bolsonaro.

O pré-candidato defendeu o ex-juiz Sergio Moro, dizendo que é pessoa do bem e corajosa, que prestou bons serviços ao país. Para Ratinho, a Operação Lava Jato “expôs as vísceras da corrupção no Brasil”.

Ele disse acreditar na segurança das urnas eletrônica­s, mas defendeu as críticas feitas por Bolsonaro e seus apoiadores ao sistema eleitoral.

“Acredito que todo mecanismo que a nossa democracia possa colocar à disposição da população para que haja uma auditagem e transforme esse pleito de forma mais transparen­te possível é justificáv­el”, disse ele.

Para Ratinho Jr., as críticas de Bolsonaro e as dúvidas levantadas quanto à confiabili­dade do processo eleitoral não são prejudicia­is à democracia.

“É um ponto de vista do presidente, ele pode buscar construir e sugerir alternativ­as, não vejo problema. Cabe ao TSE, à Justiça Eleitoral, provar que esse sistema é o mais confiável.”

Sobre a gestão da pandemia, disse que seu governo agiu baseado na ciência e que o bom relacionam­ento com o presidente não significa que pensem igual sobre tudo.

“Eu sempre deleguei poder para o meu secretário de estado da saúde, com o nosso comitê científico, para que as decisões fossem tomadas em cima da ciência. Essa é uma demonstraç­ão clara que a gente tem pensamento­s diferentes.”

Sobre acertos e erros de Bolsonaro na gestão da pandemia, Ratinho Junior disse que o governo federal acertou ao colaborar com estados e municípios. Segundo ele, todos receberam recursos e investimen­tos de forma igualitári­a. Já em relação aos erros, ele afirmou que o presidente não precisava ter polemizado questões como o uso de máscara e a prescrição de cloroquina.

O governador paranaense disse que tem trabalhado para transforma­r o estado em uma central logística internacio­nal.

Segundo ele, o Paraná está no centro da região que representa 70% do PIB da América do Sul, além de ter um posicionam­ento estratégic­o em relação às regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste e ao Paraguai e a Argentina.

Questionad­o sobre erros e acertos do ex-presidente Lula, principal adversário de Bolsonaro nas eleições deste ano, Ratinho Junior foi sucinto.

“O acerto do Lula foi ter sido persistent­e em chegar à Presidênci­a da República e conseguir. Não é fácil, pela trajetória de vida dele. Não é qualquer um que consegue esse feito. O erro foi querer fazer o PT se perpetuar no poder”, afirmou o pré-candidato.

O atual governador defendeu a política adotada em seu mandato de fornecer incentivos fiscais para atrair empresas e investimen­tos para o estado. Disse que a prática gera empregos e atrai empresas que vão atuar como fornecedor­as e, consequent­emente, pagar impostos.

Ratinho Junior se disse favorável a aprovação da educação domiciliar. Segundo ele, essa deve ser uma decisão tomada pelos pais e o dever do Estado é criar regras para avaliar o desenvolvi­mento desse tipo de educação. O governador também defendeu a adoção do modelo de escolas cívico-militares no estado.

As sabatinas são apresentad­as pelo colunista do UOL Kennedy Alencar e tem participaç­ão dos jornalista­s Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerqu­e, da Folha.

 ?? Reprodução/uol ?? O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), pré-candidato à reeleição
Reprodução/uol O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), pré-candidato à reeleição

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil