Folha de S.Paulo

equipament­os militares e de infraestru­tura

-

T-72

Modelo soviético usado pelos dois lados, é o principal tanque em ação na guerra. Analistas viram o fracasso de seu uso como um epitáfio do armamento, mas na realidade o problema foi de emprego: os russos os expuseram a fogo antitanque sem apoio de infantaria leve.

Javelin e NLAW

Lançadores portáteis de mísseis antitanque, respectiva­mente americano e sueco-britânico, são as armas que simbolizam o sucesso de Kiev em repelir a primeira onda de ataque russa à capital e ao norte do país.

Moskva

Cruzador soviético e nau capitânia da Frota do Mar Negro russa, foi a mais simbólica perda de Moscou na guerra. Seja pela versão mais provável, abalroado por mísseis de Kiev, ou por um incêndio no paiol, como diz Moscou, foi vergonhoso para a Marinha russa.

Su-34

Caça-bombardeir­o tático e estrela do arsenal de Putin, o avião já tinha sido usado na Síria, sem oposição antiaérea. Na Ucrânia, um número incerto já foi derrubado, resultado de tática de seus pilotos, que voaram muito baixo para fugir do fogo de baterias de média altitude e acabaram expostos ao fogo de lançadores portáteis de mísseis.

Su-25 e MIG-29

O Su-25 é o principal avião em uso na guerra, modelo soviético de ataque a solo empregado pelos dois lados. A frota de Kiev, estimada em 31 antes da guerra, ainda tem exemplares voando. No caso dos MIG-29, o modelo só tem sido usado pela Ucrânia, e há rumores de que os caças só estão no ar porque receberam peças e assistênci­a de países da Otan. O velho combatente soviético ainda dá caldo: derrubou, na semana passada, um moderno SU-35S russo.

Antonov An-225

O Mria, maior avião do mundo, não participou da guerra, mas foi uma de suas primeira vítimas. Na batalha pelo controle do aeroporto de Hostomel, no qual estava abrigado no hangar da fabricante Antonov, o aparelho foi atingido — provavelme­nte por fogo amigo, segundo relatos.

Bayraktar-tb2

Drone turco fornecido já antes da guerra por Ancara a Kiev. Virou estrela na internet, com suas câmeras registrand­o ataques precisos a colunas blindadas e a soldados russos.

Nord Stream 2

Gasoduto que liga a Rússia à Alemanha, foi concluído em 2021 e posto na geladeira durante a transição Merkelscho­lz. Com a guerra, sua operação foi suspensa. Segundo ramal de obra já existente, era o símbolo da sinergia energética entre Europa e Kremlin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil