Folha de S.Paulo

Primeira-dama amava as festas regionais e dançar

MARIA JURACI DE ARAúJO (1961 - 2022)

- Franco Adailton coluna.obituario@grupofolha.com.br

salvador Primeira-dama do município gaúcho de São Nicolau desde 2017, Maria Juraci de Araújo costumava dividir o tempo entre a administra­ção do hotel da família, trabalhos sociais, visitas ao primeiro neto, festas embaladas por música regional das Missões e a cozinha de casa.

Primogênit­a dos sete filhos de Lídia Bartirola Araújo e Jair Marques de Araújo, Jura nasceu em 18 de novembro de 1961, Porto Xavier, noroeste do Rio Grande do Sul, onde passou boa parte da vida, até se casar com Ricardo Klein, o atual prefeito de São Nicolau.

Paola Araújo de Oliveira, 31 anos, mais velha do casal de filhos de Jura —como era conhecida a primeira-dama— conta que a mãe, além de tocar o negócio da família, também participav­a ativamente da vida social do município.

A primeira-dama era amante da dança nas festas com músicas de tradição alemã, gostava de se reunir com os amigos em eventos com churrasco.

“Ela amava cozinhar, do churrasco à sobremesa. Fazia uma salada de maionese deliciosa”, lembra Paola.

Nos últimos sete meses, desde que o primeiro neto chegou, uma vez por mês, Jura fazia um percurso de sete horas nos 516 km até Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha onde vive Paola.

No domingo (29), Jura faleceu por problemas cardíacos. Ela estava internada, após passar mal na 4ª Expo São Nicolau, no Parque de Exposições Delci Sommer da Trindade.

“Estava tudo bem. Ela estava dançando, quando acabou se sentindo mal”, diz Paola. “Lá, fez um exame que detectou uma pequena alteração [no coração]. Do nada, aconteceu”, lamentou.

Por causa da morte da primeira-dama, a Prefeitura de São Nicolau decretou luto oficial de três dias.

A 14ª edição do Café Cambona, que aconteceri­a no domingo (29), acabou cancelada.

Além do marido, Jura deixou os filhos Paola e Luís Henrique, de 16 anos, o neto, João Ricardo, a mãe, Lídia, e os irmãos Margarete, Neusa, Lurdes, Shiley, Mery, Lúcia e Jailson.

CEMITÉRIO JARDIM DO PÊSSEGO

ANTONIA BATISTA DA SILVA Aos 84, viúva. Sábado (4/6) às 11h.

DJANIRA GOMES MARTINS

Aos 86, viúva. Sábado (4/6) às 11h30.

MARA LIGIA NUNES BACAYCOA

Aos 46, casada com Edemilsom Ribeiro Bacaycoa. Sábado (4/6) às 13h30.

WILLIAM DE LIMA SILVA

Aos 35, solteiro. Sábado (4/6) às 14h.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil