Folha de S.Paulo

HO HO ROUBADA

-

A cantora americana Mariah Carey, 53, foi processada por uma suposta infração ao direito autoral com seu sucesso mundial de 1994 “All I Want for Christmas Is You”, de acordo com documentos judiciais.

O demandante, um músico chamado Andy Stone, afirma ser o coautor e ter gravado uma canção festiva com mesmo nome em 1989 e nunca autorizou o seu uso.

No processo apresentad­o na sexta-feira (3) na Louisiana, Stone alega que Carey e seu colaborado­r Walter Afanasieff “participar­am de forma consciente, deliberada e intenciona­l de uma campanha para infringir” seu direito autoral.

O demandante reivindica danos e prejuízos de US$ 20 milhões por supostas perdas financeira­s.

A canção de Carey é um dos singles musicais mais bemsucedid­os de todos os tempos, encabeçand­o as listas em mais de 20 países, especialme­nte nas festas de Natal.

O single vendeu cerca de 16 milhões de cópias em todo o mundo e rendeu a Carey US$ 60 milhões em royalties durante as últimas três décadas.

O tema de Stone, lançado com sua banda Vince Vance and the Valiants, obteve sucesso moderado nas listas de música country da Billboard.

Apesar dos títulos iguais, as duas canções têm melodias e letras diferentes. Contudo, Stone acusa Carey e Afanasieff de tentar “explorar a popularida­de e o estilo único” de sua canção, causando “confusão”.

Não está claro por que Stone abriu um processo quase 30 anos depois de Carey ter lançado sua canção. Os advogados de Stone contataram Carey e Afanasieff pela primeira vez no ano passado, mas as partes “não conseguira­m chegar a nenhum acordo”.

A assessoria de imprensa de Carey não respondeu de imediato a um pedido de comentário. AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil