Folha de S.Paulo

Derrubado pela inflação, Biden tenta reagir com mais exposição

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

O New York Times manteve no alto, ao longo do dia, a projeção do Banco Mundial de menor cresciment­o “em meio à inflação” e também a defesa, pela secretária do Tesouro de Joe Biden, dos “gastos pandêmicos, enquanto a inflação persiste”.

Janet Yellen havia admitido dias antes à CNN seu “erro” ao afirmar, no ano passado, que a inflação nos EUA era temporária e se devia a outros problemas, não ao estímulo que ela tanto defendeu, para a economia reagir pós-pandemia.

Ela “deixou o governo Biden na defensiva”, diz o jornal, refletindo a preocupaçã­o em torno do presidente americano desde o “marco sombrio”, na expressão de Bloomberg e Washington Post, nas pesquisas da semana passada:

“Sua popularida­de caiu para o último lugar: dos 13 presidente­s da era das pesquisas, nenhum esteve em situação pior neste momento de seu primeiro mandato, 500 dias na presidênci­a, do que a taxa de aprovação de 40,5% de Biden.”

Reportagen­s por NBC, CNN e Politico vêm descrevend­o como ele “quer sair mais”, frustrado por “estar em posição pior que Trump”. Daí assinar artigos no Wall Street Journal e NYT e posar com o grupo de k-pop BTS no Salão Oval.

Também a entrevista para o talk show de Jimmy Kimmel, marcada para quarta (8) na ABC. Como em tudo, o alvo é a eleição de meio de mandato.

Seu partido faz o mesmo caminho. “Democratas veem audiências television­adas como forma de destacar revelações de 6 de Janeiro”, noticiou o NYT, sobre o início das transmissõ­es da comissão de maioria governista, na quinta (9).

A Fox News, maior canal de notícias, não vai passar.

CÚPULA SEM IMIGRAÇÃO

A Cúpula das Américas vai perdendo presidente­s, agora o uruguaio, com Covid, mas o que importa é o mexicano Andrés Manuel López Obrador, que confirmou que não vai, “em golpe para Biden”, no destaque do NYT. Derrubou a chance de “qualquer acordo substancia­l sobre imigração, que a Casa Branca enfatizou como tópico-chave para o encontro”.

MAIS CARAVANA

Pior, mexicanos como La Jornada cobrem e a Fox News já explora uma nova caravana de imigrantes que saiu da fronteira da Guatemala com o México, em direção aos EUA, com cerca de dez mil e crescendo.

 ?? ?? Biden recebe o grupo de k-pop BTS no Salão Oval da Casa Branca, no dia 1º, em imagem distribuíd­a por mídia social k-pop na casa branca
Biden recebe o grupo de k-pop BTS no Salão Oval da Casa Branca, no dia 1º, em imagem distribuíd­a por mídia social k-pop na casa branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil