Folha de S.Paulo

Consórcio de veículos de imprensa completa dois anos

-

sÃo paulo O consórcio de veículos de imprensa para divulgação de dados da Covid no Brasil completou, nesta quarta-feira (8), dois anos. A união inédita e histórica de Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 ocorreu em um momento em que o governo Jair Bolsonaro (PL) tomava atitudes que reduziam a quantidade e qualidade dos dados disponívei­s sobre a Covid no Brasil.

No início da pandemia, o governo federal divulgava em um portal as informaçõe­s sobre casos e mortes relacionad­os à Covid. No entanto, em meio à evolução da doença no país, passou a atrasar a divulgação diária de dados.

O horário, inicialmen­te, era às 17h (gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta). Passou para as 19h e, depois, para as 22h. O horário tardio dificultav­a a publicação dos dados em telejornai­s e veículos impressos e, consequent­emente, impactava a informação passada ao público.

“Acabou matéria no Jornal Nacional”, chegou a dizer o presidente Bolsonaro, em tom de deboche, ao comentar a mudança, em junho de 2020, dias antes do início oficial do consórcio.

Os veículos, então, uniram-se para buscar as informaçõe­s da doença diretament­e com os estados e com o Distrito Federal. Cada um deles ficou responsáve­l por um grupo de entes federativo­s.

O grupo passou ainda a usar a coleta direta com os estados como uma ferramenta de transparên­cia e regularida­de na divulgação dos dados.

Com o avanço da pandemia, além dos dados de casos e mortes, o consórcio também trouxe algumas informaçõe­s mais esperanços­as: os números de vacinação contra a Covid —que teve um início considerav­elmente lento no país, após, mais uma vez, entraves e falta de ação do governo federal.

A união inédita dos veículos brasileiro­s foi reconhecid­a.

No fim de 2021, o consórcio recebeu o título de mídia do ano, na modalidade mídia especializ­ada do prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicaçã­o Empresaria­l).

Também no fim de 2021, o consórcio, com o Projeto Comprova, recebeu o Prêmio ANJ (Associação Nacional de Jornais) de liberdade de imprensa.

Em 2022, concorreu ao Sigma Awards, prêmio internacio­nal de jornalismo de dados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil