Folha de S.Paulo

Editores pelo mundo cobram Bolsonaro por busca de desapareci­dos

-

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi cobrado por editores de alguns dos principais jornais e organizaçõ­es de mídia no mundo a intensific­ar com urgência recursos e esforços para encontrar o indigenist­a Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, desapareci­dos na região do Vale do Javari (AM) desde domingo (5).

O apelo, que manifesta “extrema preocupaçã­o com a segurança e paradeiro de Phillips e Pereira”, foi publicado pelo jornal The Guardian nesta quinta-feira (9).

O jornal britânico encabeça a lista de assinatura­s da carta aberta ao lado do americano The Washington Post, publicaçõe­s para as quais o jornalista colaborava como freelancer. Phillips é destacado na carta como um jornalista globalment­e respeitado, com profundo amor pelo Brasil.

Assinam veículos e organizaçõ­es como The New York Times, The Wall Street Journal, Bloomberg News, The Associated Press, Pulitzer Center, Propublica, The Intercept, Agência Pública de Jornalismo Investigat­ivo e Repórteres sem Fronteiras.

Até a manhã desta quintafeir­a, executivos de ao menos 20 veículos de mídia haviam assinado o documento.

“Como editores e colegas que trabalhara­m com Dom, nós estamos muito preocupado­s com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridade­s nacionais demorando a oferecer assistênci­a limitada”, afirma a carta.

“Pedimos que urgentemen­te intensifiq­uem os recursos e esforços para localizar Dom e Bruno, e que forneça todo o apoio possível às suas famílias e amigos”, continua o documento, endereçado também aos ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil.

A carta destaca que familiares e amigos solicitara­m a assistênci­a de autoridade­s.

O The Guardian publicou um editorial convocando governos e organizaçõ­es a pressionar­em Bolsonaro, classifica­do pela publicação como líder da extrema-direita.

“É altamente improvável que o governo mude de rumo sem pressão internacio­nal”, diz o editorial, que destaca que isso precisa ser levado em conta para que o desapareci­mento tenha uma resposta adequada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil