Folha de S.Paulo

Lula não é de esquerda, e Bolsonaro é fantoche das elites, diz Jones Manoel

- JPP

O pré-candidato ao governo de PE Jones Manoel (PCB) afirmou nesta quinta (9) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é fascista, fantoche das elites e que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não é de esquerda, mas o “centro democrátic­o”.

“Bolsonaro é um presidente genocida, um presidente da fome, do desemprego. Mas é uma espécie de capanga. O mandante é o conjunto da burguesia brasileira, da elite política e econômica que domina o país”, afirmou o historiado­r em sabatina à Folha e ao UOL.

Ele classifico­u a gestão Bolsonaro como um governo liberal-fascista. Disse que não há polarizaçã­o no sentido ideológico entre o presidente e o ex-presidente, mas destacou que o petista não é um fascista.

“Bolsonaro e Lula não são a mesma coisa. Quem fala que Bolsonaro e Lula são a mesma coisa está relativiza­ndo fascismo. Agora, Lula não é um candidato de esquerda. Lula é o verdadeiro centro desse país, o centro democrátic­o é Lula”, afirmou o historiado­r.

Ele disse que reconhece o papel histórico de Lula, mas defendeu a candidatur­a da professora Sofia Manzano (PCB) à Presidênci­a no primeiro turno das eleições.

Disse que a candidatur­a à Presidênci­a do PCB terá como centro as críticas às reformas trabalhist­a, da Previdênci­a, ao teto de gastos, além de pautar temas como reforma agrária e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais.

Para ele,éfund amental derrotar não sóBol sonar o, masa sua agenda econômica.

“Enquanto oposição ao bolso na ris mo, estamos todos juntos, mas agente entende que épreci sopuxar ode bateà esquerda .[ Com]Bol sona rosendoder­rotado, os problemas do povo trabalhado­r não acabam automatica­mente.”

Defendeu que Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os militares do alto escalão do governo sejam processado­s por crime contra humanidade pelas mais de 650 mil mortes na pandemia.

E disse que a Covid foi usada como “arma de destruição em massa” do povo trabalhado­r, que atingiu sobretudo os pobres, negros e da periferia.

Ele definiu o Judiciário como parte de uma engrenagem que retira direitas dos trabalhjad­ores a odara vala políticas como o teto de gastos.

Sobre o comunismo, ideologia do PCB, disse que não se faz revolução em eleição, mas que disputa o governo doesta dopara apresentar­àpo pulação projetora di calde revolução para aclasse trabalhado­ra.

“Muita gente tem medo da palavra comunismo porque ouviu muita propaganda, viu muita mentira sobre oqueéo comunismo. O comunismo é abrilhante ideia de que o trabalhado­r ou a trabalhado­ra tem que ter o controle sobre a riqueza e a cultura que ele mesmo produz”, disse.

Criticando os governos do PSB, que comandam o estado há 16 anos, disse que o partido não tem uma política de combate a fome e deixou de lado a reforma agrária no estado.

Sobre as chuvas que atingiram o estado de Pernambuco e deixaram 129 mortos, destacou que o governo federal e o de Pernambuco fizeram cortes sistemátic­os no orçamento para saneamento, moradia e contenção de barreiras.

“Não é uma tragédia natural quando você tem uma política proposital de não investir em saneamento básico, prevenção a tragédias e moradia popular. [...] A chuva não mata, o que mata é uma política que despreza o interesse da classe trabalhado­ra”, afirmou.

Sobre segurança pública, disse que o programa Pacto pela Vida, uma das vitrines dos governos do PSB, está falido e não conseguiu frear o avanço da violência. Criticou a política de encarceram­ento, defendeu a implantaçã­o de câmeras nos uniformes para reduzir a violência policial e a criação de um comitê de defesa dos direitos humanos e de controle das ações policiais que seja externo à polícia.

A sabatina foi conduzida por Diego Sarza e pelos jornalista­s Carlos Madeiro, do UOL, e José Matheus Santos, da Folha.

 ?? Reprodução UOL ?? O pré-candidato do PCB ao governo de Pernambuco, Jones Manoel
Reprodução UOL O pré-candidato do PCB ao governo de Pernambuco, Jones Manoel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil