Folha de S.Paulo

Bolsonaro indica chefe da Serpro para o conselho da Petrobras

Governo tentou manobra para evitar nova assembleia e agilizar troca na estatal, mas não conseguiu

- Fábio Pupo e Nicola Pamplona

Depois de fracassar em tentativa de tentar destituir José Mauro Coelho da presidênci­a da Petrobras sem necessidad­e de assembleia de acionistas, o governo anunciou nesta quinta-feira (9) uma lista de novos indicados para o conselho de administra­ção da estatal —composta em sua maioria por executivos que ocupam cargos públicos.

Para o cargo de presidente do colegiado, foi escolhido Gileno Gurjão Barreto, o atual presidente da estatal de processame­nto de dados Serpro, que chegou a ser comandada pelo indicado do governo a substituir Coelho na Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade.

Barreto substituiu Paes de Andrade na presidênci­a da Serpro, e ambos trabalhava­m na mesma área do governo, a digitaliza­ção dos serviços públicos, área sob o guarda-chuva do ministro Paulo Guedes (Economia).

A troca do conselho é necessária porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) resolveu demitir Coelho, que havia sido indicado pelo ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerqu­e, destituído logo após o reajuste mais recente do preço do diesel.

O presidente da Petrobras tem que ser membro do conselho de administra­ção da companhia e, por isso, sua substituiç­ão exigirá nova eleição para escolher oito nomes do colegiado que foram eleitos pelo mesmo sistema de voto que Coelho.

O governo tentou na quarta (8) uma manobra para tentar evitar nova assembleia e agilizar a troca, solicitand­o ao conselho atual que destituíss­e Coelho. Em reunião, porém, o assunto chegou a ser debatido, mas sem deliberaçã­o.

A necessidad­e de assembleia atrasa os planos de Bolsonaro para ter um comando da estatal mais alinhado com o governo, já que são necessário­s ao menos 30 dias entre a convocação e a realização do encontro.

A lista divulgada nesta quinta confirma expectativ­as do mercado com relação aos planos de Bolsonaro: tem menos membros independen­tes, ligados aos mercados financeiro e de petróleo, e mais pessoas com ligação ao governo.

Entre os indicados, estão Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional (integrante da equipe do ministro de Guedes); Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro, secretário-executivo da Casa Civil; e Ieda Aparecida Moura Gagni, presidente do conselho do Banco do Brasil e com passagem por diversos órgãos públicos.

Outro dos indicados é Edison Antonio Costa Britto Garcia, atual presidente do conselho de administra­ção da CEB (Companhia Energética de Brasília), controlada pelo governo Ibaneis Rocha, aliado de Bolsonaro. Dois nomes já estavam no conselho, Ruy Flacks Schneider e Márcio Andrade Weber, atual presidente do colegiado.

O comunicado do MME (Ministério de Minas e Energia) inclui ainda na lista os nomes de João José Abdalla Filho e Marcelo Gasparino, que haviam sido eleitos por investidor­es privados na assembleia mais recente da Petrobras.

O primeiro, conhecido como Juca Abdalla, é o maior acionista privado da estatal e conseguiu apoio de outros investidor­es para avançar sobre uma das cadeiras do governo no conselho neste ano. Gasparino é seu parceiro e costuma representá-lo em conselhos de administra­ção.

A citação aos dois levantou questionam­entos entre conselheir­os da Petrobras, já que costumavam figurar como antagonist­as do governo em disputas por vagas no conselho da estatal. A Petrobras ainda não divulgou detalhes das indicações.

Com Abdalla e Gasparino, a lista do Ministério de Minas e Energia tem dez nomes, mas o governo só concorre a 8 das 11 cadeiras do conselho. Outras duas são ocupadas por representa­ntes de minoritári­os e uma pertence a representa­nte dos trabalhado­res.

 ?? Pedro Ladeira - 22.out.20/folhapress ?? Gileno Gurjão Barreto, atual presidente da estatal de processame­nto de dados Serpro
Pedro Ladeira - 22.out.20/folhapress Gileno Gurjão Barreto, atual presidente da estatal de processame­nto de dados Serpro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil