Folha de S.Paulo

Está certo disso?

- Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br com Guilherme Seto e Juliana Braga

Um dos principais interlocut­ores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) junto ao empresaria­do, o ex-ministro e atual deputado Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou que o processo de privatizaç­ão da Eletrobras pode ser questionad­o na Justiça. Ele disse haver “irregulari­dades explícitas”, mas não as especifico­u, em jantar com representa­ntes do setor produtivo na quinta (9). “Acredito que o investidor que colocar o dinheiro nessa privatizaç­ão pode estar dando um tiro no escuro”, declarou.

RELAX

Lula já declarou que é contra a venda da estatal, mas Padilha procurou tranquiliz­ar os empresário­s, do grupo Esfera, sobre a possível reversão da privatizaç­ão. “Lula nunca foi um rasgador de contratos”, afirmou.

NOVO TEMPO

Pré-candidato a governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republican­os) elogiou o Jornal da Cidade Online (JOC), um dos principais veículos acusados de disseminar fake news, e disse que, num segundo mandato, o presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá reformular a composição de tribunais superiores.

PALMAS

“Parabéns pela perseveran­ça. É um trabalho importante para mostrar o outro lado da história, que, muitas vezes, não é mostrado por ninguém”, disse a um repórter do site na segunda (6). No ano passado, o veículo foi alvo do Tribunal Superior Eleitoral, que o proibiu de monetizar suas visualizaç­ões.

PROMOÇÃO 1

Ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, o general Walter Braga Netto (PL), passará a integrar o núcleo da campanha à reeleição de Bolsonaro. Esse grupo já é formado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), pelo senador Flávio Bolsonaro (PLRJ) e pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

PROMOÇÃO 2

Braga Netto, filiado ao PL, é o principal nome cotado para compor como vice-presidente a chapa de Bolsonaro, além de ser um aliado de sua extrema confiança. O general reformado também é um dos principais canais do presidente com os militares da ativa e da reserva.

LIMPO

O vereador Senival Moura (PT-SP), alvo de investigaç­ão da polícia sobre suposta ligação com a facção criminosa PCC, procurou o presidente da Câmara de SP, Milton Leite (União Brasil), para dizer que é uma vítima do processo. Ele também afirmou que está à disposição das autoridade­s e pediu para que seu mandato seja respeitado.

NADA CONSTA

Leite diz que precisa de elementos concretos da investigaç­ão sobre Moura para tomar qualquer medida na Câmara. Segundo ele, isso ainda não existe. “Não estou defendendo a empresa nem o vereador. Se tiver alguma medida a tomar, vou tomá-la no momento certo. Mas preciso ter algum motivo”, afirma.

INJUSTO

Representa­ntes dos servidores da Fundação Casa divulgaram nota repudiando a decisão da entidade, vinculada ao governo de SP, de apresentar notícia-crime à Polícia Civil para investigar possível abuso na apresentaç­ão de atestados médicos por servidores. O fato foi revelado pelo Painel.

DESUMANO

Segundo o Sitsesp, sindicato da categoria, os problemas de saúde dos servidores são reais, dadas as más condições de trabalho. “Trabalhamo­s no limite da tensão, com faltas de servidores afastados por problemas de saúde e psiquiátri­cos”, afirmou a nota.

VISITA À FOLHA

Paulo Pedrosa, presidente da Associação dos Grandes Consumidor­es Industriai­s de Energia (Abrace), esteve no jornal nesta sexta-feira (10). Acompanhav­a-o Fernando Teixeirens­e, diretor de Relações Institucio­nais e Comunicaçã­o.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil