Folha de S.Paulo

Militares se sentem desprestig­iados pelo tribunal, diz Defesa

-

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, apresentou nesta sexta-feira (10) uma tréplica ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na discussão sobre as eleições e disse que as Forças Armadas “não se sentem devidament­e prestigiad­as”.

O documento rebate análise do tribunal que apontou erros de cálculos e confusões de conceitos ao rejeitar, em maio, sete propostas dos militares de mudanças nos procedimen­tos das eleições.

Nogueira afirma que as propostas dos militares não foram discutidas tecnicamen­te. “Até o momento, reitero, as Forças Armadas não se sentem devidament­e prestigiad­as por atenderem ao honroso convite do TSE para integrar a CTE [Comissão de Transparên­cia das Eleições].”

“Até o momento, não houve a discussão técnica mencionada, não por parte das Forças Armadas, mas pelo TSE ter sinalizado que não pretende aprofundar a discussão”, disse ainda o ministro.

Após a manifestaç­ão da Defesa, o tribunal afirmou em nota que “analisará todo o conteúdo remetido, realçando desde logo que todas as contribuiç­ões sempre são bemvindas e que preza pelo diálogo institucio­nal que prestigie os valores republican­os e a legalidade constituci­onal.”

“O TSE, conforme tem reafirmado o presidente Edson Fachin, tem trabalhado de forma incessante para garantir eleições limpas, justas e seguras, em que o desejo da população, expresso por meio do voto, seja respeitado e cumprido dentro do estado democrátic­o de direito. A Justiça Eleitoral está preparada para conduzir as eleições de 2022 com paz e segurança.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil