Folha de S.Paulo

marcha LENTA

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br

O parecer aprovado na Comissão de Estudos Constituci­onais da OAB que condena o indulto dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) está parado há mais de um mês. A situação começa a gerar tensão entre conselheir­os que querem votar a peça no Conselho Federal da entidade, para que ela finalmente firme uma posição sobre o assunto.

SINAL VERMELHO

O parecer foi feito pelo jurista Lenio Streck, a pedido da comissão. Entregue no dia 24 de abril, ele foi aprovado três dias depois, em 27 de abril. E ficou parado.

CADÊ?

Em maio, em uma reunião do Conselho Federal, três integrante­s do colegiado questionar­am a demora: o advogado Alberto Toron, que levantou a questão, e os ex-presidente­s da OAB Reginaldo de Castro e Cezar Britto. Ficaram sem resposta.

NO PARTICULAR

O parecer de Lenio Streck afirma que o indulto concedido por Bolsonaro é totalmente inconstitu­cional, por desvio de finalidade. O jurista afirma que todo ato de autoridade precisa ter como finalidade o interesse público, e que no caso de Silveira há apenas interesse particular.

EM PÚBLICO

O parlamenta­r foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaças e incitação à violência contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Em seguida, foi indultado por Bolsonaro.

NA FILA

O presidente da OAB, José Alberto Simonetti, diz que recebeu o parecer na sexta (10) e que ele entrará na fila para ser incluído na pauta do conselho depois do recesso de julho.

ENGANO

O desembarga­dor Sérgio Ribas, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), se envolveu no que ele define como um mal entendido no Dia das Mães.

MISSA

Naquele domingo (8), ele foi à missa em uma igreja no Brooklin para celebrar a data.

MISSA 2

Na hora de receber a hóstia, acabou rejeitando a lâmina de pão, devolveu-a da boca e jogou o elemento sagrado no lixo, de acordo com o que relatou à coluna, por meio da assessoria da corte.

MISSA 3

Ele afirma que passou por uma cirurgia recentemen­te e que não conseguiu digerir a hóstia, rejeitando-a involuntar­iamente.

VISÃO

Um dos fiéis que estavam na igreja entendeu que Ribas tinha cuspido a lâmina de pão no padre.

SACRILÉGIO

Cuspir a hóstia, que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo, é considerad­o um sacrilégio pela Igreja, uma profanação daquilo que é sagrado para o cristão.

NO DP

A confusão começou, e todos foram parar na delegacia. Policiais familiariz­ados com a ocorrência dizem que tudo não passou de um grande engano e que o desembarga­dor, na verdade, engasgou com a hóstia. O próprio padre teria ajudado a desfazer a confusão.

MA ÔE

O apresentad­or Rodrigo Faro já está em preparação para interpreta­r Silvio Santos nos cinemas. As gravações do filme “Sequestro” começam só em julho, mas Faro tem feito sessões de fono três vezes na semana, já que a voz é uma das caracterís­ticas mais marcantes do dono do SBT. “Quando está de folga em casa, ele está se preparando para as filmagens”, diz Vera Viel, mulher do ator.

TELONA

A produção se concentra em um episódio real da vida de Silvio. Em 2001, ele virou refém do homem que dias antes tinha sequestrad­o a sua filha Patrícia Abravanel.

teto

A Fundação Casa cedeu o uso de seis imóveis de centros socioeduca­tivos na capital paulista para a abrigar cerca de 600 pessoas em situação de rua durante a operação Baixas Temperatur­as, em vigor até 30 de setembro. Localizado­s nas zonas leste e oeste da cidade, os espaços tiveram suas atividades suspensas devido à queda no número de adolescent­es internados.

CAVALETE

A capital paulista vai ganhar uma nova galeria de arte, chamada Galatea. O ex-curador-chefe do Masp Tomás Toledo saiu da instituiçã­o para abrir o negócio ao lado dos galeristas Antonia Bergamin, da Bergamin , e Conrado Mesquita, do Rio de Janeiro. O espaço físico será inaugurado em novembro, na região dos Jardins, com uma individual do artista José Adário.

COLETIVO

A Ocupação 9 de Julho, em São Paulo, vai receber a exposição “Auto Construção – O Comum em Nós”, a partir deste domingo (12). A mostra foi construída coletivame­nte com artistas, mulheres e crianças que vivem nas ocupações do MSTC (Movimento Sem Teto do Centro).

 ?? Luana Chaves/divulgaçao ?? O EX-BBB e economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fezuma mudança radical no visual: platinou o cabelo. Foi a primeira vez que Gil pintou os fios, que são castanhos. A aplicação da tintura foi feita na sexta (10), em um salão no Rio de Janeiro, para uma campanha da marca Niely Cor&ton. Segundo ele, a mudança exterior reflete processos internos de quebras de tabus. “Eu sempre quis platinar, mas pensava: Será que vão falar? Será que vão me ver diferente? Ficava com esse receio, mas tomei essa coragem e está sendo muito legal”
Luana Chaves/divulgaçao O EX-BBB e economista Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, fezuma mudança radical no visual: platinou o cabelo. Foi a primeira vez que Gil pintou os fios, que são castanhos. A aplicação da tintura foi feita na sexta (10), em um salão no Rio de Janeiro, para uma campanha da marca Niely Cor&ton. Segundo ele, a mudança exterior reflete processos internos de quebras de tabus. “Eu sempre quis platinar, mas pensava: Será que vão falar? Será que vão me ver diferente? Ficava com esse receio, mas tomei essa coragem e está sendo muito legal”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil