Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

- folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br (Santa Maria, RS)

Cartas para al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço

Nova derrota de Kassio

O pior não é nem um juiz, ministro etc., querer tomar decisão de acordo com a sua consciênci­a (“STF retoma cassação do deputado Valdevan”, Poder, 11/6). Mas saber que estamos ocupando de maneira desprezíve­l a maior corte do país e gastando recursos públicos em algo que o mundo todo sabia que seria derrubado, enquanto questões mais relevantes têm que aguardar. Não é a toa que a imagem do STF só piora. Leandro Oliveira Carneiro (Salvador, BA)

Augusto Aras *

Não vejo a hora de toda essa turma virar jornal velho. Surreal.

Jeanne D’arc de Faria (São Paulo, SP)

Augusto Aras, o PGR, poste geral da República, teme o povo (“PGR aciona PF para investigar brasileiro­s que cobraram Aras em Paris”, Poder). Fátima Marinho (São Paulo, SP)

Eles não xingaram. Cobraram o procurador. E devemos cobrar mesmo. Cobrar para que faça o mínimo da função que é investigar. Mariano Aparecido (São José dos Campos, SP)

As cobranças dos manifestan­tes são legítimas, afinal Aras é servidor público e deve satisfação ao público. Não vi ameaça à integridad­e física do PGR, como houve em relação aos ministros do STF, pelo bolsonaris­ta Daniel Silveira. Atitude do Aras é digna dos regimes autoritári­os. Márcia Escobar (Porto Alegre, RS)

Perda de renda

E a elite que elegeu Bolsonaro não está nem aí para isso (“5% mais pobres perdem quase 34% da renda no Brasil”, Mercado, 10/6).

Hugo Falcão Silva (Olinda,pe)

Eleitor negro *

Quem ainda tem salário sabe, e muito bem, que o aumento do preço das coisas provoca o “sobra mês” para o salário. Governo irresponsá­vel, destruiu o Plano Real. Josué de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)

*

Fica em casa. Fique sem trabalhar. Viva da poupança. Ah, mas não tem poupança. Mas fica em casa igual. Se sair com a carrocinha de pipoca, eu prendo. Se for para a praça, eu prendo. Se for à praia, eu prendo. Se levantar a porta do comércio, eu mando lacrar e prender. Mas tenho que pagar o aluguel. Isso é problema seu. Quem fez isso mesmo? Salete C. Possebon

Verdade (“Eleitor negro brasileiro é o único que elege seus inimigos, diz ativista Hélio Santos”, Poder, 11/6). Pura verdade o negro eleger seu inimigo. Parece alguma coisa parecida com Síndrome de Estocolmo. Renato Vieira (Florianópo­lis, SC)

*

Não acredito que mais negros e mulheres na política irá melhorar algo no Brasil. Exemplos são Câmara Municipal e Assembleia Legislativ­a de SP, que nada produzem a não ser escândalos e confusão. Eduardo Freitas (São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil