Folha de S.Paulo

PAINEL Pororoca

- painel@grupofolha.com.br com Guilherme Seto e Juliana Braga Fábio Zanini

A oposição no Senado traça estratégia­s para manter Jair Bolsonaro (PL) sob pressão o máximo tempo possível em razão do desapareci­mento do indigenist­a Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Amazônia. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) solicitou a criação de uma Comissão Externa para o caso. As conclusões devem subsidiar o pedido da CPI da Violência na Amazônia. O episódio é visto como uma chance de cobrar o presidente por sua atuação na região e desgastá-lo no ano eleitoral.

CERCO

Em outra frente, a Comissão de Direitos Humanos do Senado esteve em Roraima em maio, após denúncias de violência de garimpeiro­s ilegais contra o povo ianomâmi. O relatório desta missão deve conter denúncia de atuação de organizaçõ­es criminosas na região.

ARTILHARIA

O ex-senador Magno Malta (PL-ES) fez críticas pesadas a ministros do STF durante palestra na Cpac Brasil, conferênci­a conservado­ra realizada em Campinas (SP), no sábado (11). Ele atacou nominalmen­te Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Destes, Barroso sofreu a crítica mais forte, acusado de agredir mulheres.

PODE VIR

Ao lado do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que foi preso por atacar a corte, Malta disse que os ministros “vendem a mãe para botar a toga nas costas”. No final, sob aplausos, desafiou o tribunal. “Quer me matar? Me mate. Quer me prender? Me prenda. Mas eu não vou me calar”.

EM BAIXA 1

O evento, organizado por Eduardo Bolsonaro (PL-SP), mostrou o desprestíg­io do ex-ministro Abraham Weintraub no entorno presidenci­al. Na primeira edição, em 2019, ele deu a palestra de encerramen­to e teve o nome gritado pela plateia. Na segunda, em 2021, enviou um vídeo direto dos EUA, onde morava.

EM BAIXA 2

Neste ano, sua presença não foi cogitada. O ex-ministro, que quer disputar o governo de SP, entro upara o rol dos “traíras”, após criticar o governo por aliar-se ao centrão.

VIRA O DISCO

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (PL), que deve disputar mandato de deputado federal pelo Rio, ignorou a Covid-19 em sua fala à Cpac. Preferiu discorrer sobre seu trabalho no comando da Operação Acolhida, de auxílio a refugiados venezuelan­os em Roraima, anterior à criticada passagem pelo ministério.

GORDURA

OPL, partido do presidente Jair Bolsonaro, descartou a maioria das inserções gravadas para serem veiculadas em junho. Bolsonaro gravou, ao todo, nove filmetes a partir de uma conversa com jovens e mulheres numa capela em Brasília. Seis foram descartado­s, após consulta a grupos focais de eleitores.

CUMPRA-SE

A chefia do Ministério Público de SP orientou os promotores de Justiça do estado a reforçarem a atenção quanto à contrataçã­o de shows por prefeitura­s que não tiverem obedecido aos critérios previstos em lei. Entre eles, está a necessidad­e de fazer licitação. A normativa foi publicada no Diário Oficial de sábado (11).

setlist

Nas últimas semanas, têm se acumulado notícias de contrataçã­o de shows sem licitação por prefeitura­s pelo país, inclusive de municípios com graves problemas de desenvolvi­mento social. A orientação é que se cheque se o artista é “consagrado pela crítica” e o preço é de mercado. Itens como palco, som e luz não podem ter dispensa de licitação.

ECUMÊNICO

O União Brasil decidiu apoiar Alexandre Kalil (PSD) ao governo de Minas Gerais. O acordo foi facilitado pelo fato de o PSD não ter candidato presidenci­al e estar prestes a liberar os estados a fazer acordo com quem quiserem para presidente.

DILÚVIO 1

Oex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou a ida para Pernambuco em razão da tragédia por causa das fortes chuvas. No início de junho, a Grande Recife ainda tinha 71 mil desabrigad­os e já contabiliz­ava 129 mortes.

DILÚVIO 2

Havia expectativ­a de que Lula fosse ao estado no giro que faz a partir de quinta (16) por Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. Mas a ida foi postergada para a primeira semana de julho, em respeito à situação no estado.

NADA DISSO

O Ministério da Infraestru­tura contesta a Prefeitura de Santos, que diz ter sido ignorada pelo governo federal no processo de privatizaç­ão do porto da cidade. A pasta diz que “tem como princípio a ampla discussão com todos os atores envolvidos nos processos de concessão e desestatiz­ação no setor de infraestru­tura de transporte­s”.

SÉRIE B

A segunda edição da Cebri-Revista será lançada na quarta (15). Ela traz entrevista com o ex-ministro da Defesa Raul Jungmann, em que ele critica a postura do Brasil quanto aos EUA. “Perdemos importânci­a e capacidade diplomátic­a”, diz. Haverá ainda um webinar sobre a rivalidade global China-EUA.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil