Folha de S.Paulo

Vieira da Cunha diz que teria vergonha de superávit e culpa PT por Bolsonaro

- CF

PORTO ALEGRE Secretário estadual da Educação na gestão anterior a Eduardo Leite (PSDB), o ex-deputado federal Vieira da Cunha (PDT) disse que teria vergonha se seu governo divulgasse superávit de R$ 4,7 bilhões nos primeiros quatro meses de 2022, como ocorreu no Rio Grande do Sul.

A declaração foi dada pelo pré-candidato nesta segunda (13) em sabatina Folha/UOL ao analisar o último Censo Escolar, em que o RS apresentou um índice de 10,7% de evasão na rede pública em 2021, quase o dobro da média nacional.

“É uma questão de prioridade de investimen­tos. Em um debate, o presidente Fernando Henrique Cardoso perguntou ao [Leonel] Brizola de onde retiraria dinheiro para implementa­r escola em tempo integral no Brasil, pois são caras. Brizola respondeu que cara é a ignorância”, declarou.

Cabo eleitoral do presidenci­ável Ciro Gomes no RS, Vieira discordou de que Ciro deveria renunciar à candidatur­a para facilitar uma derrota de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno. Para Vieira, Ciro não pode ser responsabi­lizado pelo atual presidente ter mais chance de chegar ao segundo turno.

“O Lula e o PT, sim, prestaram serviço ao bolsonaris­mo. Alguém acredita que ele seria eleito se não fosse um sentimento de antipetism­o? Se Ciro Gomes tivesse ido para o segundo turno [em 2018], o resultado não seria esse. O único que está fazendo propostas para o Brasil é o Ciro Gomes, e espero que não percamos essa nova oportunida­de”, declarou.

Sobre se o PT não está usando o argumento que Ciro Gomes usou em 2018, ressaltou o intervalo de tempo restante até as eleições.

“Estás te deixando convencer por pesquisas quando as convenções partidária­s nem ocorreram. Olha quantos tombaram no caminho. [Sergio] Moro nem conseguiu ser candidato. Vamos deixar o quadro ficar completo. Vamos dar o peso às pesquisas quando o eleitor se apropriar do debate público. Eu não posso chegar à conclusão de que dois candidatos farão o segundo turno já em junho.”

Também se recusou a opinar qual seria o melhor presidente entre Lula e Bolsonaro e se o PDT daria o seu apoio formal em 2022 a um dos dois.

No cenário gaúcho, Vieira se disse “incrédulo” com a notícia de que Leite concorreri­a novamente ao Governo do RS.

“Ele passou o tempo inteiro dizendo que era contrário à reeleição. E olha o argumento dele, que era contra a reeleição de quem fica no cargo. Ora, mas é abusar da inteligênc­ia do povo gaúcho. Como se o governo não tivesse sido montado por ele, como se não estivesse lá um preposto seu, como se todos os cargos de confiança não tivessem sido nomeados por ele”, diz.

Vieira também criticou o regime de recuperaçã­o fiscal aprovado pelo governo Leite na Assembleia. Eleito, promete entrar na Justiça contra ele “no primeiro minuto”.

“Um acordo absurdo, lacaio, que o governo assinou com a União. Deixou colocar o garrote no Rio Grande do Sul. Impuseram exigências que vão nos tornar reféns de União pelos próximos nove anos pagando juros absurdos em condições draconiana­s. E não é bravata.”

Por estimular a violência, ele classifico­u Bolsonaro como “correspons­ável” por episódios como o desapareci­mento do indigenist­a brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

“É um homem totalmente desprepara­do para um cargo dessa responsabi­lidade. Eu custo a acreditar que o Brasil está vivendo um momento como esse. Nós não temos mais o que esperar dele”, afirmou o pré-candidato. “Graças a Deus o nosso país é forte, está aguentando o tirão. Vai aguentar esse desgoverno e essas irresponsa­bilidades pelas quais ele vai ter que responder. Por essas omissões e crimes que ele está praticando”, completou.

Sobre a descrimina­lização das drogas, se disse favorável.

A sabatina foi conduzida pelo colunista do UOL Kennedy Alencar, e pelos jornalista­s Tales Faria, do UOL, e Alexa Salomão, da Folha.

 ?? Fotos Reprodução UOL ?? O pré-candidato do PDT ao governo do RS, Vieira da Cunha
Fotos Reprodução UOL O pré-candidato do PDT ao governo do RS, Vieira da Cunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil