Folha de S.Paulo

PAINEl S.A. Chaminé

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Emissários de Lula que têm conversado com o mercado dizem acreditar que o diálogo da campanha petista com o setor privado deve ficar mais fluido nas próximas semanas. Na avaliação deles, alguns dos obstáculos começaram a ser superados. O ruído em torno da proposta de revogação da reforma trabalhist­a já é visto internamen­te como águas passadas. No domingo, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse em rede social que “essa celeuma em relação a reforma trabalhist­a é fumaça”.

jogo de palavras Depois da polêmica que o partido deixou no ar por mais de um mês e chegou a entrar no documento com as diretrizes para o programa de governo de Lula, a presidente do PT escreveu neste domingo (12) que “revogar ou revisar são verbos equivalent­es” e que, “para rever uma legislação, ao final, tem de revogar as disposiçõe­s em contrário”.

futuro do pretérito Ainda nas palavras dela, o verbo é o que menos interessa. “Precisamos consertar o que deu errado com a dita reforma trabalhist­a e ter uma legislação que dê conta do novo mundo do trabalho, garantindo direitos aos trabalhado­res e a iniciativa de empresário­s para gerar emprego”, escreveu.

dicionário Outro assunto que leva apreensão ao empresaria­do, a ideia de que a independên­cia do Banco Central pode ser ameaçada, também é considerad­o como um ponto de tensão desfeito. O próximo passo, avaliam, deve ser a discussão em torno da regra para a questão fiscal.

alvo Gigantes da indústria de armas com atuação no Brasil aproveitar­am o Dia dos Namorados para divulgar seus produtos nas redes sociais. De acordo com a Taurus, o presente é ideal para a pessoa amada. A Glock, por sua vez, escreveu que os “casais que treinam juntos permanecem juntos”.

coração Além das mensagens com divulgação de propaganda dos produtos para a data comemorati­va, os perfis das empresas nas redes sociais mostram outros vídeos e fotos dos armamentos. Segundo advogados, há restrição para publicidad­e no setor.

prateleira O Walmart lançou nesta segunda (13) uma estratégia para atrair vendedores britânicos para o marketplac­e da marca nos EUA. A varejista diz que os vendedores aprovados para entrar na plataforma terão acesso a uma ferramenta que permite usar a infraestru­tura da cadeia de suprimento­s do Walmart dos EUA para oferecer entrega em dois dias em grande parte do território americano.

carga O partido Republican­os foi ao STF questionar a validade do novo marco regulatóri­o das ZPEs (Zonas de Processame­nto de Exportação). A reclamação é em relação às empresas na zona de exportação, que têm tratamento tributário diferencia­do, mas precisam voltar suas atividades ao comércio internacio­nal.

respiração A ação afirma que a medida provisória instituída em 2021 durante a crise do oxigênio em Manaus pretendia possibilit­ar que as empresas de oxigênio medicinal localizada­s em ZPEs pudessem direcionar sua produção para o mercado interno, sem perder o tratamento diferencia­do.

fronteira O partido diz também que as emendas parlamenta­res afastaram a lei desse escopo inicial, permitindo que qualquer empresa submetida ao marco legal das ZPEs pudesse vender toda a sua produção ao mercado interno.

pílula A ONG de defesa do consumidor Idec mandou carta à CMED, órgão responsáve­l pela regulação do mercado de medicament­os, para questionar a suspensão, até dezembro, do teto de preços de remédios em falta. A indústria farmacêuti­ca diz que a alta dos custos de produção impulsiono­u os preços a um patamar acima do teto estipulado pelo governo, inviabiliz­ando a fabricação de algumas linhas.

bolso “O Idec entende que o problema do desabastec­imento não está relacionad­o só à regulação, sendo uma questão combinada de capacidade produtiva, política de preços e política internacio­nal. A instituiçã­o acredita que a solução seja fortalecer a produção local, sobretudo laboratóri­os públicos, em vez de retirar teto de preços”, diz.

receita médica A ONG também pergunta ao órgão se foi realizada alguma análise de impacto regulatóri­o ou estudo prévio para justificar a retirada do teto. “A desregulaç­ão abre uma exceção perigosa porque flexibiliz­a as regras sobre o controle dos preços de medicament­os e retira das empresas o dever político de justificar os valores praticados”, afirma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil