Folha de S.Paulo

Foi referência na matemática e virou nome de teorema

LUIZ ADAUTO DA jUsTA MEDEIROs (1926-2022)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

sÃo paulo O cearense Luiz Adauto da Justa Medeiros conquistou uma das maiores homenagens que existem para um matemático: um teorema com seu nome. Professor emérito do Instituto de Matemática da UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro), ele construiu uma trajetória importante como educador e pesquisado­r.

Em 1944 o professor trocou o Ceará pelo Rio de Janeiro, onde cursou científico. A família queria que ele estudasse medicina, mas o interesse pela matemática mudou o seu caminho.

Em 1948, foi aprovado no vestibular da Universida­de do Brasil —atual UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro). Fez licenciatu­ra em matemática e bacharelad­o, e começou a lecionar em 1952.

Em 1960, Luiz Adauto foi encaminhad­o ao matemático Felix E. Browder (19272016), referência mundial na disciplina, com quem trabalhou nas universida­des de Yale

e de Chicago (ambas nos EUA). No país, iniciou a tese de doutorado na área de equações hiperbólic­as não lineares, concluída cinco anos depois no Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio. Depois, fez pós-doutorado na Universida­de de Paris, na França.

Considerad­o por seus pares um dos matemático­s mais produtivos do Brasil, aos 91 anos ainda publicava artigos. “Ele acreditava que a matemática só seria fortalecid­a no Brasil com a formação de recursos humanos”, afirma Angela Rocha dos Santos, professora titular aposentada da UFRJ, ex-aluna e amiga.

Luiz Adauto formou grupos de pesquisa sobre equações diferencia­is parciais em diversas universida­des da América do Sul. Por isso, recebeu título de “doutor honoris causa’’ pela Universida­de Nacional Maior de São Marcos e Universida­de Nacional do Callao (ambas no Peru).

Autor de 17 livros e mais de 100 trabalhos, o professor batiza o teorema “Medeiros Uniqueness” —no livro “Uniqueness and Nonuniquen­ess Criteria for Ordinary Differenti­al Equations”, de R.P. Agarwal e V. Larkshmika­nthan.

Luiz Adauto morreu dia 4 de junho, aos 96 anos, no Rio. Deixa a esposa, quatro filhos, oito netos e um bisneto.

JOVENIANO VIEIRA DA SILVA

Aos 95, casado. Segunda (13/6). Cemitério Jardim do Pêssego, Itaquera, São Paulo (SP)

VITÓRIO PETERLE Aos91,casado. Segunda (13/6). Cemitério Jardim Vale da Paz, Eldorado, Diadema (SP)

1MÊs NEUZA APPARECIDA GASPARI

Quarta (15/6) às 19h, Paróquia de São João Maria Vianney, Água Branca, São Paulo (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil