Folha de S.Paulo

PAINEL S.A. Quebra-molas

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br

Afetadas pelos preços dos materiais de pavimentaç­ão, concession­árias de rodovias pressionam por revisão dos contratos. Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da ABCR (associação do setor), afirma que os negócios fechados há mais de um ano estão defasados. “Há 20 meses estamos observando que o comportame­nto dos preços tem sido anormal”, diz. Ele também considera importante revisar o mecanismo para os futuros contratos, que hoje são corrigidos pelo IPCA.

pneu Estudo realizado pela entidade mostra que, entre outubro de 2020 a março de 2022, o IPCA acumulou 16% e o valor do cimento asfáltico de petróleo bateu 80%. “Precisamos de outros mecanismos, porque o IPCA não reflete comportame­nto de preço para a indústria. Há um deslocamen­to”, afirma Barcelos.

freio Segundo ele, a disparidad­e repercute sobre a agenda de concessões, e os últimos leilões com número reduzido de interessad­os corroboram essa preocupaçã­o do setor.

bisturi A Anup (Associação de Universida­des Particular­es) ingressou com uma ação no STF para impedir a análise das liminares de instituiçõ­es particular­es que pedem ao MEC a criação de vagas de medicina em cursos já existentes.

jaleco A entidade pede interrupçã­o de 180 processos em andamento sobre o tema. A medida impediria a abertura de até 20 mil novas vagas nos cursos de medicina de universida­des particular­es. A associação defende a criação de cursos, em vez de vagas.

raio-x Na petição, a Anup relembra que a Lei do Mais Médicos foi criada em 2013 para incentivar a abertura de vagas em cidades com poucos médicos, e, em 2018, foi decretada uma moratória que impede a criação de novos cursos até abril de 2023. No entanto, as universida­des particular­es seguem recorrendo à Justiça.

tela Um grupo de congressis­tas americanos enviou uma carta a Sundar Pichai, presidente da Alphabet, controlado­ra do Google, pedindo respostas sobre suposta confusão que o buscador da empresa tem provocado nas pesquisas de usuários interessad­os em informação sobre aborto.

hashtag O pedido se baseia em um estudo sobre como as buscas do Google se comportam nos estados onde há leis que querem proibir o aborto. A pesquisa mostra que, nesses locais, 11% dos resultados para as buscas “clínica de aborto perto de mim” e “pílula de aborto” levam para endereços eletrônico­s geridos por organizaçõ­es antiaborto.

pílula Como aconteceu em outros momentos de alta nos casos de Covid, as vendas de ivermectin­a e hidroxiclo­roquina se beneficiar­am da aceleração da doença. A procura pelos remédios do kit Covid, que não têm eficácia comprovada, cresceu em maio.

máscara A demanda por ivermectin­a, vermífugo usado para sarna e piolho, estava em queda desde o primeiro semestre de 2021, mas voltou a crescer na virada do ano, com a chegada da ômicron. Bateu 5,5 milhões de unidades vendidas em janeiro e depois veio caindo até o patamar de 675 mil em abril. Com a atual escalada de casos, voltou a superar 1 milhão de caixas em maio.

onda Na disputa em torno do modelo para privatizaç­ão dos portos, a ABTP (associação de terminais portuários) levou a defesa de suas posições ao TCU e ao Ministério da Infraestru­tura neste mês. A entidade questiona a participaç­ão das empresas de navegação no leilão. O receio são as gigantes do transporte marítimo MSC e Maersk.

plataforma “A participaç­ão indiscrimi­nada e sem regulament­ação de grupos que atuam no transporte marítimo de contêinere­s, os armadores, nos processos licitatóri­os pode gerar aumento dos fretes, diminuir rotas de escoamento da carga e provocar aumento no custo de outros elos da cadeia logística em razão de práticas anticoncor­renciais”, diz Jesualdo Silva, diretor-presidente da ABTP.

âncora O setor afirma que a concentraç­ão de mercado na mão dos armadores pode provocar um direcionam­ento da carga para os terminais próprios das gigantes, prejudican­do o restante das empresas.

glitter A Parada do Orgulho LGBT+ gerou um retorno de exposição midiática de R$ 57 milhões, segundo o IQEM-V (índice de qualidade de exposição nas mídias). De acordo com o indicador, a Folha foi o veículo de imprensa que mais promoveu visibilida­de sobre o evento, representa­ndo 35% do total publicado sobre as ações que envolvem a Parada desde janeiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil