Folha de S.Paulo

Cervejas zombam e homenageia­m candidatos

Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT) são temas de rótulos, alguns deles criados a pedido de empresário­s

- Sandro Macedo

“Dizemos que o Bolsonaro é o nosso chefe do marketing, porque é ele que dá os nomes, ele é muito bom nisso Bruno Mesquita proprietár­io da cervejaria Mito

são paulo Em dia de eleição, o consumo de bebidas alcoólicas é proibido na maioria dos estados brasileiro­s, mas até a véspera está liberado para todo mundo (com moderação). Para alguns eleitores cervejeiro­s,é possível bebe remostrar ao mesmo tempo seu apoio, ou rejeição, aos principais candidatos à Presidênci­a.

Nascida no Rio de Janeiro, a nanocervej­aria Rock’n Brau surgiu unindo música e cerveja, como o nome sugere. No entanto, os rótulos de mais repercussã­o são políticos, com destaque para a red ale Lula Livre, criada quando o ex-presidente foi preso, em 2018, no âmbito das investigaç­ões da Lava Jato.

“Parte do dinheiro era direcionad­o na época para ajudar o pessoal do acampament­o em Curitiba”, conta o sócio-proprietár­io Diogo Cavalheiro, que não é filiado a nenhum partido, mas milita junto ao Movimento dos Pequenos Agricultor­es.

Dois anos antes da Lula Livre, a Rock’n Brau já havia lançado uma blond ale batizada de Fora Temer, que já saiu de linha( e do governo ). O sucesso atu aléa Lula 2022, uma refrescant­e pilsen, vendida em garrafa de 500 ml.

AR ock’ n Brau também já lançou títulos como a Antifascis­ta, uma belgian golden strong ale com 8% de teor alcoólico; e a Fora Bos o,umacl ás sicawissbi­er.

“Apesar do nome, ela não é uma cerveja de estação, mas um sentimento enraizado. A Fora Boso veio pra preencher nossa indignação com o sabor da revolta”, diz o texto no perfil da cervejaria no Instagram.

Há também a cerveja Lula 2022, produzida pela nanocervej­aria de Apiaí (interior de São Paulo) Cerveja Artesanal Terra, marca que ressalta cuidados com o ambiente e com os princípios da agroecolog­ia. A garrafa de 500 ml pode ser encontrada nas lojas Armazém do Campo, ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhado­res Rurais Sem Terra).

No outro lado da polarizaçã­o cervejeira, Jair Bolsonaro já foi homenagead­o. No entanto, alguns dos rótulos pró-capitão não são iniciativa­s de cervejaria­s, mas sim de empresário­s que encomendam a bebida.

Uma delas surgiu em 2018 a pedido do próprio Flávio Bolsonaro. O filho 01 do presidente teria tido a ideia para presentear apoiadores na campanha presidenci­al e falou com o empresário Adriano Lazzari de Oliveira. Assim foi criada a cervejaria Vapor Negro, em Nova Petrópolis (RS), para fabricar a cerveja Mito.

O sucesso instantâne­o e os vários pedidos fizeram com que Lazzari aumentasse a produção da long neck para venda direta, comerciali­zada em três estilos, lager, schwarzbie­r e red ale (red pode?).

“Vendemos para o Brasil todo, mas o forte foi na região Sul, devido a logística”, lembra Lazzari, que deixou de produzir a cerveja durante a pandemia por falta de insumos.

Já a pequena cervejaria de Fortaleza Hey Ho produz sob encomenda a Mito 22, vendida em lata de 473 ml com preço sugerido de R$ 10,90. O rótulo traz a imagem de Bolsonaro com óculos escuros, fazendo o caracterís­tico sinal de arma com as mãos e com uma bandeira verde e amarela ao fundo.

Acervejari­a diz que o rótulo não faz parte de seu portfólio e foi produzido apedido de um empresário. A Mito 22 tem perfil no Instagram (@ cervejadom­ito22), que indica o caminho para quem quiser comprá-la.

Outro rótulo produzido em homenagem ao presidente é oBolson aro—com design parecido coma Mito 22, massem os óculos escuros na imagem. Acerveja puro malte, vendida em lata, foi uma encomenda de empresário­s ligados ao grupo de direita Lux Brasil para acervejari­a gaúcha Salva Cr aftBeer, de Bom Retiro do Sul, que tambémavis­a que apenas produza cerveja, mas não comerciali­za.

Caso curioso aconteceu com outra pequena cervejaria do Rio de Janeiro que nasceu em 2014 co monome de Mitologia. Acervejari­a já estava até sem produção, mas mantinha a página nas redes sociais, quando foi confundida com cerveja pró-Bolsonaro em 2018, com consumidor­es procurando a página para comprara bebida. Acervejari­as e viu obrigada afaze rum post: “Galera, de uma vez por todas. Essa página não é da cerveja do Bolsonaro. Achamos ele um boçal. Não vendemos cerveja de fascista.”

O post viralizou e o proprietár­io, Bruno Mesquita, retomou o projeto com o nome Cervejaria Mito, apoiando causas LGBTQIA+ e antirracis­tas, e com rótulos que satirizam declaraçõe­s de Bolsonaro.

“Dizemos que o Bolsonaro é o nosso chefe do marketing, porque é ele que dá os nomes, ele é muito bom nisso”, comenta Mesquita, que já lançou rótulos como a pilsen Golden Shower, a Comitiva Presidenci­al, uma hoppy lager “com 39 kgs de pó... de lúpulo”, a shwartzbie­r Camarada Bozo, e a session IPA Noivinha de Aristides, todas em garrafa de 500 ml, que podem ser encontrada­s no Instagram da marca (@cervejaria­mito).

E o que seria da cervejaria com outro governo? “A Mito vai continuar defendendo os mesmos valores, fazendo as mesmas sátiras, mas o protagonis­mo estará em outro lugar. E a luta continua”, defende.

Por fim, a terceira via, assim como nas pesquisas eleitorais, ainda parece claudicant­e no universo cervejeiro. Por iniciativa do delegado da Polícia Civil do Rio Orlando Zaccone, que se filiou ao PDT, foi criada a cerveja Cirão da Massa. O rótulo, com o rosto de Ciro Gomes em uma ilustração de cangaceiro, tem a descrição “cerveja pilsen de Sobral”.

Para a esquerda idealista atrás de uma cerveja política, e não politizada, a sugestão é a cervejaria Tito Bier, com rótulos da “linha vermelha”, como a red ale Trotsky, a red IPA Marx ou a altbier Rosa (homenagem a Rosa Luxemburgo); além da american pale ale Thoreau, indicada aos mais naturalist­as.

 ?? Fotos Divulgação ?? Cerveja Bolsonaro, pilsen encomendad­a por empresário­s do grupo Lux Brasil
Fotos Divulgação Cerveja Bolsonaro, pilsen encomendad­a por empresário­s do grupo Lux Brasil
 ?? ?? Golden Shower, cerveja pilsen, fabricada pela Cervejaria Mito
Golden Shower, cerveja pilsen, fabricada pela Cervejaria Mito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil