Folha de S.Paulo

Reforço começa amanhã em São Paulo para 45 anos

-

SÃO PAULO A cidade de São Paulo começa a aplicar o segundo reforço, ou quarta dose da vacina contra a Covid-19, a quem tem 45 anos ou mais na quarta-feira (22). É preciso ter recebido a imunização anterior há ao menos quatro meses.

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde anunciou que o reforço na vacinação para quem tem a partir de 40 anos está liberado em todo o país.

A ampliação da quarta dose para a população com idade entre 40 a 49 anos ocorrerá de forma escalonada na capital paulista.

À TV Globo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que São Paulo não tem vacina suficiente para vacinar todos acima de 40 anos de uma vez e que a capital espera a chegada de mais imunizante­s para ampliar os grupos.

Ao todo, 1.020.863 pessoas desta faixa etária estão elegíveis para a quarta dose, sendo cerca de 500 mil entre 45 e 49 anos.

Questionad­a, a Secretaria Estadual da Saúde disse que aguarda nota técnica com definições do Ministério da Saúde, assim como envio de vacinas para ampliar o reforço.

“O Estado redistribu­i as doses das vacinas conforme solicitaçã­o dos municípios, que têm autonomia para realizar as estratégia­s de aplicação dos imunizante­s”, diz a pasta estadual.

A quarta dose para quem tem 50 anos ou mais no estado começou no último dia 6 de junho. Profission­ais da saúde a partir de 18 anos também podem receber a segunda dose de reforço.

Segundo o governo federal, podem ser usadas vacinas Pfizer, Janssen e Astrazenec­a, independen­temente da dose aplicada anteriorme­nte.

De acordo com a prefeitura paulistana, até a última quarta-feira (15), véspera do feriado prolongado de Corpus Christi, 65,6% das pessoas do público-alvo já tinham tomado as quatro doses da vacina contra o coronavíru­s na capital paulista.

No total, a cidade de São Paulo já havia aplicado, até quarta, quase 32,5 milhões de doses do imunizante contra a Covid-19.

Em outros grupos, quem tem a partir de 12 anos já pode receber a terceira dose (ou primeira de reforço) da vacina.

Crianças a partir de 5 anos de idade também já podem ser vacinadas com as duas primeiras doses da vacina.

Já a terceira dose de reforço (equivalent­e à quinta dose) está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupr­essão com 50 anos ou mais. São pacientes em tratamento contra o câncer, transplant­ados, pacientes que fazem hemodiális­e e soropositi­vos para HIV, por exemplo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil