Folha de S.Paulo

Auxílios, vales e ameaças

- Bruno Boghossian helio@uol.com.br

Depois de esbravejar, abrir uma guerra política e lançar ameaças públicas à direção da Petrobras, o governo decidiu fazer algo parecido com governar. A equipe de Jair Bolsonaro e aliados do presidente começaram a discutir a ampliação do Auxílio Gás que é pago aos brasileiro­s mais pobres e a criação de um valecombus­tível para os caminhonei­ros.

Nenhuma das duas propostas resvala no que Bolsonaro chamou de “lucro estúpido” da Petrobras ou na “ganância incontrolá­vel” da empresa, nas palavras do presidente da Câmara. Elas também não mexem na definição de preços dos combustíve­is, que continuam sob forte aperto no mercado internacio­nal.

O governo pode até oferecer um alívio imediato a grupos mais sensíveis e desviar o foco das tensões com a companhia, mas tudo indica que a pressão política sobre a Petrobras vai continuar. Bolsonaro já deu repetidos sinais de que pretende manter sua campanha de intimidaçã­o contra a empresa para evitar novos reajustes até a eleição.

O presidente tem pouca gordura política para queimar ao longo dos próximos meses. Qualquer aumento de preços a partir de agora pode ser suficiente para corroer o valor dos auxílios e vales entregues pelo governo, além de aborrecer ainda mais os milhões de motoristas que estão fora desses programas.

O time governista deve continuar trabalhand­o para que isso não aconteça. As ameaças preventiva­s lançadas sobre o novo comando da Petrobras, que ainda nem tomou posse, fazem parte dessa equação.

Os recados vieram em sequência. Aliados de Bolsonaro mantiveram a coleta de assinatura­s para uma CPI e começaram a elaborar uma mudança na lei para facilitar a demissão de diretores daqui por diante. O chefe da Casa Civil cobrou “sensibilid­ade” da petroleira e o ministro de Minas e Energia falou em “sacrifício”.

Ninguém apresentou uma proposta concreta para mudar a política de preços da companhia. A ideia é que uma nova política já esteja valendo, na prática, até outubro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil