Folha de S.Paulo

Itamaraty parabeniza Petro e fala em ampliar laços com Colômbia

- João Gabriel

BRASÍLIA Mais de 24 horas após Gustavo Petrose tornar o primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia, no domingo (19), o Itamaraty emitiu nota em nome do governo o parabeniza­ndo pela eleição.

“Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o governo brasileiro reafirma seu compromiss­o coma continuida­de e o aprofundam­ento das relações com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperida­de, democracia e liberdade de nossos povos”, afirmou o ministério nesta terça (21).

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não se pronunciou oficialmen­te sobre o novo líder colombiano. Na segunda-feira (20), no entanto, em uma lista de transmissã­o de mensagens que ele mantém no WhatsApp, questionou se o Brasil seria o próximo país a eleger um líder de esquerda.

Bolsonaro encaminhou no grupo uma imagem de uma reportagem da BBC News Brasil que tem o título “Ex-guerrilhei­ro vence eleição na Colômbia e será primeiro presidente de esquerda do país”. Na sequência, escreveu: “Cuba... Venezuela... Argentina... Chile... Colômbia... Brasil???”, numa referência ao fato de a esquerda, com Lula, ter chance de voltar ao poder no país.

Também na segunda, Bolsonaro comentou com apoiadores o sequestro do empresário Abílio Diniz por grupos de esquerda, em 1989. Quando um apessoa citou a Colômbia na conversa, o presidente comentou: “É um ex-guerrilhei­ro do MIR, movimento de esquerda revolucion­ária ”. Afala, porém, não deixou claro se ele se referia a Petro —ex-guerrilhei­ro do M-19— ou à participaç­ão de membros do chileno MIR no sequestro.

A Folha questionou o Palácio do Planalto para saber se Bolsonaro se referia, ou não, ao novo presidente da Colômbia, mas não houve resposta até a conclusão desta edição. Já o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que a relação entre as duas nações independe do governo de momento. “A relação é de Estado para Estado, independen­temente do governo”.

“[Desejo] sorte ao Gustavo Petro, porque administra­r um país na situação que o mundo está enfrentand­o não é simples. Temos interesses comuns com os colombiano­s, principalm­ente na questão da Amazônia”, ele afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil