Folha de S.Paulo

PAINEl S.A. Fora dos trilhos

- Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos painelsa@grupofolha.com.br

A ANTT (Agência Nacional de Transporte­s Terrestres) analisa um pedido de reajuste no frete do transporte ferroviári­o. A solicitaçã­o foi enviada pela ANTF (associação dos transporta­dores ferroviári­os, que reúne as principais empresas do setor) para compensar o peso da disparada do diesel sobre os custos. A entidade preparou um estudo, enviado ao órgão regulador, para detalhar os efeitos do mega-aumento tanto na operação quanto na construção de novas ferrovias.

acostament­o A pressão por reajuste nos contratos também tem crescido entre as concession­árias de rodovias, impactadas pela alta no cimento asfáltico de petróleo e outros insumos de pavimentaç­ão.

nó Um dos temas previstos para o debate nas reuniões do Comitê de Concorrênc­ia da OCDE agendadas para esta semana, em Paris, aborda como desembaraç­ar fusões já consumadas. Na pauta dos brasileiro­s, o exemplo que será levado para a conversa é o caso da compra da Garoto pela Nestlé, que está amarrada há duas décadas, mas não teve um desfecho ainda.

amargo Na época, o Cade reprovou a transação com o argumento de que a fusão prejudicar­ia a concorrênc­ia no mercado de chocolates por envolver duas das maiores empresas do setor, e o caso foi parar na Justiça.

açúcar Nas últimas semanas, o órgão de defesa da concorrênc­ia fez contato com a Nestlé para pedir informaçõe­s de mercado, mas a gigante dos alimentos disse que é melhor aguardar a conclusão nas instâncias judiciais.

boleto Após tentativa de recurso do Banco Safra, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), órgão ligado ao Ministério da Justiça, manteve uma multa de R$ 2,4 milhões à instituiçã­o por abuso em oferta de empréstimo.

na linha A condenação vem após denúncia de entidades sobre vazamento de dados de aposentado­s e pensionist­as do INSS para correspond­entes bancários, que, com as informaçõe­s, ofereciam empréstimo por telefone. A Senacon diz que o Safra não fiscalizou as atividades de seus correspond­entes, que ao usar os dados violaram a LGPD e o Marco Civil da Internet.

outro lado Em sua defesa, o Banco Safra afirmou que as reclamaçõe­s tinham sido registrada­s apenas como consultas ao Procon e que não há como comprovar que as ligações foram feitas por seus correspond­entes bancários. A decisão da Senacon é definitiva.

campanha Nas redes sociais dos empresário­s bolsonaris­tas, os comentário­s sobre a eleição de Gustavo Petro na Colômbia, primeiro presidente de esquerda no país, trouxeram o tom do discurso do medo de um resultado semelhante no Brasil em outubro.

fantasma Luciano Hang, dono da Havan, usou a fórmula da ameaça de que o país pode virar uma Venezuela. “Que futuro você quer para os seus filhos? Desordem, retrocesso, desemprego, caos? A esquerda é tudo igual”, disse.

filme de terror O ex-secretário de Desestatiz­ação de Bolsonaro e fundador da Localiza, Salim Mattar, disse que a Colômbia estava indo bem, mas “se rendeu ao populismo de esquerda”. O vizinho brasileiro vive inflação de 9% e desemprego acima de 11%.

fome Winston Ling, conhecido como o homem que apresentou Paulo Guedes ao presidente, sugeriu “apertar os cintos” na América do Sul porque “é tempo de vacas magras”.

sem sinal Saiu nesta terça (21) o relatório anual da Ericsson com o prognóstic­o para a expansão do 5G no mundo, mas o enfraqueci­mento global da economia e as incertezas da guerra na Ucrânia provocaram uma revisão nas previsões para 2022 em torno de 100 milhões de assinatura­s.

wifi Para 2027, ano em que a tecnologia deve se tornar dominante, serão 4,4 bilhões de usuários do 5G. Até o fim do ano, deve alcançar 1 bilhão.

Voz Um dos representa­ntes da indústria que têm se posicionad­o publicamen­te com críticas à política de preços da Petrobras, José Ricardo Roriz, presidente da Abiplast (plásticos), vem se reunindo com outros setores e o Ministério da Economia para defender que a raiz do problema a ser enfrentado está no refino.

combustíVe­l “Foram anunciadas várias refinarias, gastou-se bilhões, e hoje temos um déficit de derivados de petróleo. Tem que agregar valor aqui. Quando tem refinaria, faz fertilizan­te, químico, polímero, tinta”, afirma Roriz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil