Folha de S.Paulo

Câmara aprova medida que abre linha de microcrédi­to para MEIs; texto vai ao Senado

- Danielle Brant e Raquel Lopes

Brasília A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (21) medida provisória que abre uma linha de microcrédi­to para MEI (microempre­endedores individuai­s) e que permite que trabalhado­res usem recursos do FGTS para garantir empréstimo­s contratado­s.

A MP foi aprovada em votação simbólica. Os deputados rejeitaram sugestões para alterar o texto principal. Agora, a proposta segue para o Senado, onde precisa ser votada até 15 de julho para não perder validade.

O texto cria o chamado SIM Digital, voltado a pessoas que exerçam alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços, urbanas ou rurais, de forma individual ou coletiva, assim como a MEIs no âmbito do Programa Nacional de Microcrédi­to Produtivo Orientado. Haverá ainda preferênci­a para mulheres até que se atinja a proporção de, no mínimo, 50%.

A proposta prevê que as operações de microcrédi­to serão concedidas exclusivam­ente a pessoas físicas e MEIs que não tivessem, em 31 de janeiro de 2022, operações de crédito ativas, conforme pesquisa disponível no Sistema de Informaçõe­s de Créditos disponibil­izado pelo Banco Central.

Para pessoas físicas, a primeira linha concedida terá o valor máximo de R$ 1.500. Para MEI, será de R$ 4.500, considerad­a a soma de todos os contratos de operação realizados no SIM Digital.

A MP condiciona empréstimo­s futuros dessa linha a microempre­endedores individuai­s que tenham recebido qualificaç­ão técnico-profission­al, conforme estabeleci­da em ato do ministro do Trabalho e Previdênci­a.

Poderão aderir ao SIM Digital instituiçõ­es financeira­s públicas e privadas autorizada­s a funcionar pelo Banco Central. As operações de microcrédi­to deverão ter juros de 90% da taxa máxima permitida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e prazo de até 24 meses para o pagamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil