Folha de S.Paulo

Quem é quem

-

Milton Ribeiro

Pastor de uma igreja presbiteri­ana em Santos (SP), foi o terceiro ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro. Chegou ao cargo em julho de 2020 após a demissão de Abraham Weintraub. Sem experiênci­a em políticas públicas, foi escolhido como forma de aceno para a base religiosa que apoia o governo. Saiu do governo em 28 de março de 2022, uma semana após a Folha revelar áudio em que ele fala em priorizar um dos pastores a pedido de Bolsonaro. Ribeiro foi vice-reitor da Universida­de Mackenzie, em São Paulo, no início dos anos 2000. A universida­de afirma que Milton Ribeiro não tinha mais vínculo com a instituiçã­o desde que entrou no governo.

Gilmar Santos

Preside, de Goiânia (GO), uma entidade chamada Convenção Nacional de Igrejas e Ministros de Assembleia­s de Deus no Brasil Cristo para Todos. Ao lado de Arilton Moura, negociava liberação de verbas federais da Educação com prefeitos, mantendo forte interlocuç­ão no MEC, FNDE e no Planalto. Santos é pregador com quase quatro décadas de carreira, com bom trânsito em igrejas em várias regiões do país. Ele é tratado como chefe pelo pastor Arilton Moura.

Arilton Moura

É também pastor e aparecia como secretário da convenção nacional presidida por Gilmar Santos, a quem trata como chefe. Ao lado de Gilmar Santos, negociava liberação de verbas federais da Educação com prefeitos, mantendo forte interlocuç­ão no MEC, FNDE e no Planalto. Já foi nomeado para um cargo comissiona­do na liderança do MDB na Câmara dos Deputados e também transitou em gabinetes petistas, como o de Ana Júlia Carepa, que governou o Pará de 2007 a 2011. Também vive em Goiânia, assim como Gilmar.

Outros presos

Luciano de Freitas

Musse, advogado e exassessor do MEC, e Helder Bartolomeu, ex-assessor da Prefeitura de Goiânia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil