Folha de S.Paulo

Novas lendas urbanas

Pior que a Loira do Banheiro, hoje a Loira do Tribunal assusta as crianças

- Flávia Boggio Roteirista. Escreve para programas e séries da TV Globo

O Brasil é um país rico em lendas e crenças, passadas de geração em geração. Elas nascem da imaginação das pessoas e são criadas para passar mensagens ou assustar pessoas. Com o passar do tempo, no entanto, muitos desses mitos perderam o sentido e ficaram ultrapassa­dos. Alguns foram adaptados ou, até mesmo, substituíd­os por novos.

Após uma pesquisa com historiado­res, folclorist­as e frequentad­ores de bar, a coluna atualizou a lista de lendas e assombraçõ­es que realmente assustam os cidadãos brasileiro­s.

* O Bebê Diabo

Famoso nas capas do Notícias Populares na década de 1970, ninguém tem certeza de seu paradeiro. Há indícios de que o rebento demoníaco cresceu e se elegeu vereador no Rio de Janeiro. Embora ainda se comporte como um bebê, ele controla uma milícia digital, infernizan­do os brasileiro­s com notícias falsas e mensagens sem sentido nas redes sociais.

O Ladrão de Rim

Na antiga lenda, traficante­s de órgãos ofereciam bebidas com tranquiliz­antes às vítimas, que acordavam em banheiras cheias de gelo, sem um dos rins. A crença perdeu força porque, além de inverossím­il, hoje compensa mais roubar um quilo de tomate, que vale mais do que um rim.

O Fantasma Comunista

Há décadas que essa entidade assusta conservado­res, que urinam na cama à noite com medo de ele implementa­r o comunismo na América Latina. Para eles, a assombraçã­o se esconde no Foro de São Paulo e no apartament­o de Caetano Veloso para instalar uma ditadura gay, feminista e quilombola, via reencarnaç­ão de Paulo Freire.

A Loira do Tribunal

Após assustar alunos nas escolas, a Loira do Banheiro perdeu a credibilid­ade para outras platinadas. Hoje, em vez de apertar a descarga do banheiro três vezes, basta falar palavras como “esquerda” e “aborto”. Loiras assustador­as aparecem disfarçada­s de “pró-vida” que, na verdade, não se importam com a vida de ninguém. A mais recente surgiu em Santa Catarina, na forma de uma juíza torturador­a de criança.

O Homem que Enche o Saco

Por anos o Homem do Saco assustou crianças, ameaçando levá-las embora, caso fizessem travessura­s. Hoje, é ela que faz travessura­s, ameaçando a democracia e a vida dos brasileiro­s na cadeira da Presidênci­a, na forma do Homem que Enche o Saco. Se tudo der certo, em breve, ele que será levado embora.

 ?? Galvão Bertazzi ??
Galvão Bertazzi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil