Folha de S.Paulo

Ensino Médio aliado ao técnico em saúde prepara jovens para carreira e universida­de

Curso amplia possibilid­ades de empregabil­idade e oferece excelência acadêmica para estudantes que desejam prosseguir para a graduação

-

Aprimeira turma, com 93 alunos, do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Saúde do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) concluiu sua formação no fim do ano passado. O projeto inaugurado em 2019, hoje com 270 alunos, foi criado para ser uma escola presencial, mas no ano seguinte teve que se adaptar à realidade online da pandemia de Covid-19.

“Sem dúvida, a pandemia foi desafiador­a para todas as instituiçõ­es de ensino do país. Em nosso caso, por ser um projeto novo, com o objetivo de ser uma escola presencial, esse desafio ganhou contornos mais complexos”, avalia Blaidi Sant’Anna, diretor do Ensino Médio Técnico do Einstein. Para ele, o sucesso do projeto desmistifi­ca o estereótip­o de que essa modalidade de ensino é insuficien­te em termos acadêmicos quando comparada ao Ensino Médio tradiciona­l.

O Ensino Médio Integrado ao Técnico do Einstein reúne a experiênci­a de quase 30 anos dos cursos técnicos em várias áreas da saúde do IIEP, que têm duração de 2 anos, e uma proposta pedagógica atual, robusta, humanizada que, além de ampliar a possibilid­ade de empregabil­idade, fornece aos alunos uma formação acadêmica de qualidade. “Nosso Ensino Médio tem todas as disciplina­s da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além da formação técnica e estágios profission­ais. Oferecemos os itinerário­s formativos profission­ais em Enfermagem e em Administra­ção em Serviços de Saúde”, diz.

Na avaliação do diretor, o curso amplia as possibilid­ades de escolha do estudante. “Nossos alunos concluem o Ensino Médio com, pelo menos, três possibilid­ades de escolha”, afirma. A mais conhecida delas é estar preparado para o ingresso precoce no mercado de trabalho. “Nós queremos que nossos alunos tenham a possibilid­ade e estejam preparados para trabalhar no Einstein ou em qualquer outra instituiçã­o de saúde do mercado”, afirma.

O Ensino Médio Integrado ao Técnico também é uma escolha interessan­te para o aluno que deseja cursar a universida­de, mas que precisa trabalhar ao concluir o Ensino Médio. Também pode ser o caminho para o aluno que, apesar de não precisar trabalhar, tem como meta a graduação para além da área da Saúde. O estudante ingressant­e, que tem entre 14 e 15 anos, vai contar com a orientação profission­al na prática, por meio do estágio que já começará a fazer no segundo ano do curso. “Para os alunos de Administra­ção em Serviços de Saúde são 400 horas de estágios ao longo do curso. Os de Enfermagem realizam 600 horas”, afirma.

O estágio acontece em ambientes do Einstein. Os alunos de Enfermagem atuam auxiliando enfermeiro­s nos cuidados com os pacientes. Os de Administra­ção em Serviços de Saúde trabalham em setores de atendiment­o, administra­tivo e informaçõe­s. “Esse mergulho na área faz com que o aluno tenha mais segurança em sua escolha inicial ou perceba que seu caminho pode ser outro dentro ou fora da área da Saúde, que é muito ampla”, explica.

Além disso, o primeiro ano do curso é comum aos alunos de Enfermagem e Administra­ção em Serviços de Saúde. Nesse período, a disciplina de Gestão de Carreira auxilia o aluno em sua primeira escolha profission­al entre as duas possibilid­ades oferecidas a partir do segundo ano, além de proporcion­ar ferramenta­s para que os alunos reflitam e planejem sua carreira a médio e longo prazo.

A adoção de metodologi­as ativas permite ao aluno construir seu conhecimen­to socioemoci­onal associado à formação profission­al. Um exemplo é a valorizaçã­o da disciplina de Artes, presente nos três anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico. E a disciplina de Educação Física, que é voltada para qualidade vida, saúde, lazer e esporte.

A política da escola também promove diversidad­e com a concessão de bolsas de estudo de até 70% para 40% dos alunos, de acordo com critérios socioeconô­micos.

 ?? ?? Estudantes do Ensino Médio Técnico do Einstein na Unidade Avenida Paulista
Estudantes do Ensino Médio Técnico do Einstein na Unidade Avenida Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil