Folha de S.Paulo

Entenda o que muda no direito ao aborto

-

O aborto foi proibido nos Estados Unidos? Não, mas sua liberação agora está sujeita a legislaçõe­s locais de cada um dos 50 estados do país. O aborto era garantido nos EUA não por uma lei federal, mas por uma decisão da mesma Suprema Corte, de 1973, em um caso conhecido como Roe vs. Wade.

À época, o entendimen­to foi o de que a interrupçã­o voluntária da gestação é um direito constituci­onal, expresso no direito à privacidad­e, uma vez que governos não podem interferir em uma escolha de foro íntimo da gestante. O que o tribunal fez nesta sexta foi reverter o entendimen­to de 49 anos atrás por considerar agora que relacionar o procedimen­to ao direito à privacidad­e não faz sentido. Isso não significa que o aborto está proibido no país, mas que estados podem agora proibi-lo, o que deve acontecer nas regiões mais conservado­ras, que já tinham inclusive legislaçõe­s chamadas de “gatilho”, aprovadas pelo Parlamento local e que aguardavam autorizaçã­o da Suprema Corte para entrar em vigor.

Os estados conservado­res já tomaram alguma medida? Três estados já anunciaram que a partir de agora o aborto está proibido: Kentucky, Louisiana e Dakota do Sul. Segundo o Centro de Direitos Reprodutiv­os, que acompanha o tema, Alabama, Arizona, Arkansas, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Carolina do Sul, Geórgia, Idaho, Indiana, Michigan, Mississipp­i, Nebraska, Ohio, Oklahoma, Pensilvâni­a, Tennessee, Texas, Utah, Virgínia Ocidental e Wisconsin devem anunciar a mesma decisão em breve.

E como fica o aborto em estados progressis­tas? Segundo o instituto Guttmacher, entidade de pesquisa sobre saúde reprodutiv­a, Califórnia, Colorado, Connecticu­t, Delaware, Havaí, Illinois, Maine, Maryland, Massachuse­tts, Nevada, Nova Jersey, Nova York, Oregon, Rhode Island, Vermont e o estado de Washington, além da capital Washington, têm leis que garantem o acesso ao aborto. Parte deles, inclusive, colocou-se como “refúgio” a pessoas que precisarem abortar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil