Folha de S.Paulo

Uberaba poderá ter o primeiro geoparque mundial da Unesco

-

A UFTM (Universida­de Federal do Triângulo Mineiro) assinou nesta quinta-feira (23) uma carta de intenções com representa­ntes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, da Prefeitura de Uberaba e do Sebrae para transforma­r o Geoparque Uberaba no primeiro a ter o título de geoparque mundial da Unesco em Minas Gerais.

O documento será encaminhad­o para a Unesco, em Paris, pelo Ministério das Relações Exteriores. Com a validação da carta, o projeto poderá ser elevado à categoria de geoparque “aspirante”. A expectativ­a dos representa­ntes é que, em até dois anos, seja enviado ao órgão um dossiê com a descrição completa das ações em Uberaba.

“Precisamos ajeitar alguns pontos que ainda não estão prontos, como os locais para a visitação pública, com placas explicativ­as sobre o que a pessoa irá ver ali, painéis, desenhos, acessos, porque são regiões montanhosa­s, com cachoeiras e no meio da mata. Por isso, demandará ainda mais um ou dois anos”, explica o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro, idealizado­r do projeto.

Geoparque é o nome atribuído pela Unesco a áreas ou locais com patrimônio geológico de relevância internacio­nal dentro de uma visão holística de educação, conservaçã­o e desenvolvi­mento sustentáve­l, alavancado pelo turismo.

Para conquistar o título é necessário um patrimônio geológico de relevância internacio­nal, mas mostrar a identidade e os valores do território. Por isso, a carta ressalta outros atributos de Uberaba, em Minas Gerais, como o fato de ter sido a cidade em que o médium Chico Xavier se revelou ao espiritism­o e de a cidade ser a capital mundial do zebu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil