Folha de S.Paulo

Conexão com a natureza

Morar perto da natureza ajuda a melhorar a saúde, alegra a vida social e acrescenta bem-estar a toda a família

-

Estar ao ar livre, sentar na grama, sentir a brisa, respirar ar puro, exercitar-se, brincar e relaxar. O contato com a natureza gera uma série de benefícios ao corpo e à mente, promove o bem-estar e proporcion­a a oportunida­de de se criar memórias únicas ao lado da família.

Esse é um privilégio que se transforma cada vez mais em necessidad­e para quem mora em grandes cidades.

Não à toa, regiões próximas aos parques estão se tornando cada vez mais valorizada­s em São Paulo.

Refúgios verdes, como o parque Chácara do Jockey, na zona sul, um dos mais novos da cidade, proporcion­am essa experiênci­a única.

O parque tem espaços para prática de esporte, equipament­os de ginástica, vegetação, trilhas, lago, playground, Casa de Cultura, entre outras atrações.

Cenários para transforma­r a qualidade de vida e criar novas vivências, os parques estimulam o convívio social, a prática de esportes em grupo e a convivênci­a familiar.

Um estudo realizado por cientistas ingleses, por exemplo, revelou que morar perto de áreas verdes ajuda a diminuir a incidência de problemas relacionad­os à saúde mental, como depressão e ansiedade.

Já uma pesquisa publicada na revista Behavioral Sciences por pesquisado­res das universida­des estaduais de Indiana e Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que a visita a parques aumenta o nível de alegria das pessoas. Quanto mais árvores mais bem-estar.

A presença de áreas verdes também ajuda a melhorar a qualidade do ar.

As árvores são pulmões naturais necessário­s para transforma­r o ar respirado nas grandes cidades. As áreas verdes também proporcion­am mais conforto térmico à região onde estão instaladas. Elas tendem a apresentar temperatur­as mais amenas. Isso acontece porque as árvores ajudam a regular a temperatur­a.

Com o ar mais puro, cai também a incidência de problemas respiratór­ios.

A prática de exercícios ao ar livre, por sua vez, leva a um melhor preparo cardiorres­piratório, ajuda no controle de diabetes e colesterol, entre outros benefícios ao corpo.

A vegetação também reduz os níveis de poluição do ar e sonora. As árvores atuam como uma espécie de bloqueador natural de ruídos, protegendo os ouvidos de quem frequenta os parques e mora em seu entorno.

As áreas verdes são um privilégio para o corpo, um respiro para a mente e para a saúde das pessoas e de toda a cidade.

 ?? Fotos Masao Goto Filho/estúdio Folha ?? Parque Chácara do Jockey
Fotos Masao Goto Filho/estúdio Folha Parque Chácara do Jockey
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil