Folha de S.Paulo

SP começa a aplicar a quarta dose contra o coronavíru­s em todo o estado na segunda-feira

-

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo anunciou que começa na próxima segunda-feira (27) a aplicação da quarta dose —ou segunda dose de reforço— da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos nos municípios paulistas.

Segundo a pasta, no estado de São Paulo 5 milhões de pessoas deste novo grupo estão aptas a receber o imunizante. Mas é preciso ter sido vacinado com a terceira dose há, ao menos, quatro meses.

A ampliação do reforço para quem tem acima de 40 anos foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última segundafei­ra (20). Alguns municípios, que tinham estoques de vacina, começaram logo em seguida a imunizar o novo públicoalv­o, como as cidades do ABC.

Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde começou a aplicar a quarta dose a quem tem a partir de 45 anos na quarta (22). E disse que aguardava a liberação de vacinas para ampliar o público.

Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a expectativ­a era de começar a aplicar o novo reforço para maiores de 40 anos já na próxima segunda-feira. Questionad­a, a pasta municipal não havia informado até a conclusão desta edição se já havia recebido as doses pedidas.

Ao todo, 1.020.863 moradores da cidade de São Paulo, com idade entre 40 e 49 anos, estão elegíveis para tomar a quarta dose do imunizante, sendo cerca de 500 mil têm entre 45 e 49 anos.

Segundo o governo estadual, a ampliação do público ocorre depois de o Ministério da Saúde enviar 1,6 milhão de doses, que serão distribuíd­as aos municípios no início da próxima semana

A secretaria estadual diz que solicitou ainda outras 2,5 milhões de vacinas e aguarda a entrega. “Assim que estes outros os imunizante­s forem entregues, as doses serão imediatame­nte repassadas aos municípios para a continuida­de da campanha.”

A quarta dose para quem tem 50 anos ou mais no estado começou no último dia 6 de junho. Profission­ais da saúde a partir de 18 anos também podem receber a segunda dose de reforço

Segundo o governo federal, podem ser usadas vacinas Pfizer, Janssen e Astrazenec­a, independen­temente da dose aplicada anteriorme­nte.

Já terceira dose de reforço (equivalent­e à quinta dose) está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupr­essão com 50 anos ou mais. São pacientes em tratamento contra o câncer, transplant­ados, pacientes que fazem hemodiális­e e soropositi­vos para HIV, por exemplo.

No caso da gripe, desde a última quarta-feira, qualquer pessoa acima de 6 meses pode ser vacinada contra a doença no estado de São Paulo.

A Secretaria Estadual da Saúde vai usar doses remanescen­tes para a ampliação do público, já que o Ministério da Saúde encerrou a campanha nacional dos grupos prioritári­os nesta sexta-feira (24). Assim, os estados ficam liberados para usar os estoques remanescen­tes como desejarem. Segundo a pasta estadual, a campanha atingiu 45,1% do público-alvo, com 7,9 milhões de doses aplicadas.

Entre as pessoas com mais de 60 anos, diz a secretaria, a imunização chegou 61,7%. Já entre as crianças, esse índice atingiu apenas 42%. A cobertura vacinal entre as gestantes é a menor entre os que poderiam ter tomado a vacina contra a gripe, com apenas 31,5%.

O público indígena foi o único que atingiu 100% de cobertura na vacinação.

 ?? Danilo Verpa - 6.jun.22/folhapress ?? Aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em UBS na região central de São Paulo
Danilo Verpa - 6.jun.22/folhapress Aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em UBS na região central de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil