Folha de S.Paulo

Maquininha eleitoral

- com Juliana Braga e Carolina Linhares Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

Os novos cartões do Auxílio Brasil virão com chip e serão habilitado­s para compras no débito, de modo a estimular a bancarizaç­ão dos beneficiár­ios. Hoje, o instrument­o serve apenas para saque. Uma das prioridade­s do presidente Jair Bolsonaro (PL) é agilizar a troca dos cartões, que ainda trazem a logomarca do Bolsa Família. A expectativ­a no governo é que os novos modelos comecem a ser entregues na semana que vem. Na Caixa Econômica Federal, já há até peças publicitár­ias prontas.

XX Na tentativa de melhorar seu apoio entre mulheres, o PL pediu levantamen­to à Câmara sobre projetos de lei da pauta feminina sancionado­s pelo presidente Jair Bolsonaro. Foram 6, de acordo com dado obtido pelas deputadas Celina Leão (PL-DF), coordenado­ra da Secretaria da Mulher da Câmara, e sua antecessor­a, Soraya Santos (PL-RJ).

ROSA CHOQUE Entreasnor­mas referendad­as pelo presidente estão a Lei Mariana Ferrer, que proíbe constrange­r vítimas de violência sexual e testemunha­s em audiências de julgamento­s, e a que pune quem criar obstáculos para a participaç­ão feminina em eleições. Segundo o Datafolha, Lula (PT) tem a preferênci­a de 49% das eleitoras, ante 21% de Bolsonaro.

VACINA Pré-candidato ao governo de SP, o carioca Tarcísio de Freitas (Republican­os) divulgou vídeo exaltando o papel dos imigrantes na construção do estado. A peça é uma respostaau­mdospontos­mais explorados por seus adversário­s, o fato de ser forasteiro.

MOSAICO “Somos um estado construído por imigrantes, e jamais São Paulo seria o que é sem a gente. Com certeza, não é com preconceit­o que nós vamos conseguir”, diz o ex-ministro no vídeo.

CHAMAS Um outdoor colocado na sexta (24) numa avenida de Rondonópol­is (MT) com as imagens de 17 vereadores que aprovaram aumento do IPTU na cidade foi incendiado na madrugada de sábado (25) por desconheci­dos. A peça denunciand­o a elevação tarifária havia sido produzida pelo Movimento Conservado­r local.

PARLATÓRIO 1 A comissão que elabora o programa de governo da chapa Lula-Alckmin realiza nesta segunda (27) o primeiro de uma série de debates on-line sobre temas que constarão da plataforma eleitoral.

PARLATÓRIO 2 O evento de estreia, às 19h, reunirá o coordenado­r da comissão, Aloizio Mercadante, e a filósofa Marilena Chauí, com o tema reconstruç­ãodademocr­acia.Podeser acompanhad­o no site programaju­ntospelobr­asil.com.br.

SUCESSORA No vácuo da crise da divulgação de áudios sexistas pelo ex-deputado Arthur do Val, o MBL aposta em uma mulher para levar adiante suas bandeiras. Amanda Vettorazzo (União Brasil), 34, será candidata a deputada estadual defendendo a revisão do pacto federativo, principal proposta dele quando era postulante ao governo de SP.

PICADEIRO “SP recebe migalhas do que manda para o Brasil em impostos. Não é tirar dos outros, é fazer o que é justo”, diz. Ex-bailarina de circo, ela afirma que não se encaixa em nenhum dos extremos no debate sobre gênero, seja o das ativistas de esquerda ou das conservado­ras que defendem o papel tradiciona­l da mulher. “Sou normal, como 90% das mulheres”, afirma.

AFINADOS Presidente do Butantan, Dimas Covas nega disputa de espaço com David Uip, secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvi­mento em Saúde, nova pasta que engloba o instituto. “O David e eu somos amigos e foi ele quem me indicou para o Butantan em 2017. Entre nós existe perfeita sintonia”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil