Folha de S.Paulo

Comentário­s dos leitores

-

Fico feliz em saber que importante­s temas são debatidos para o fomento do turismo em São Paulo, mas, infelizmen­te, as causas dos problemas não são trabalhada­s. O paulistano tem de ter orgulho de pertencer à sua cidade. Via de regra, ele não conhece o centro e tem medo de circular nas suas ruas, apesar de sermos a capital mais segura do país. Também tem sempre aquele sentimento de que aqui não é o lugar para se morar durante toda a sua vida. Como estes anfitriões falarão bem da cidade a milhões de turistas?Marcelo Bastos empresário, São Paulo (SP)

Gostei de ver no seminário que novas perspectiv­as se abrem para os campistas e caravanist­as, como bem percebido pelo CEO do Boat Show, Ernani Paciornik.

De fato, a infraestru­tura requerida pela maioria dos campistas é mínima, e o empreended­or que se habilitar a explorar esse nicho de mercado pode colaborar com o poder público, ajudar a preservar o meio ambiente e obter retorno para seu investimen­to.

Lamento apenas que o secretário de Infraestru­tura do estado não tenha abordado a questão dos pontos de apoio nas rodovias, coisa fácil de se implantar junto aos postos de atendiment­o aos usuários. Gilberto Gomes aposentado, Brasília (DF)

O parque Taquaral, em Campinas, poderia seguir o exemplo do Ibirapuera, onde é permitido passear com animais de estimação, colocar mais mobiliário urbano e privatizar a sua administra­ção para oferecer qualidade aos usuários.

Gostei da fala do representa­nte das empresas de aviação, por ser transparen­te quanto à composição dos custos do transporte aéreo. Ele inclusive explicou por que é mais barato viajar para o exterior do que para Fortaleza. Karla Montenegro Menezes empresária do ramo hoteleiro, Campinas (SP)

A participaç­ão e a vontade do Ernani Paciornik me lembraram que seria muito importante ter uma eclusa na Usina Elevatória de Traição [às margens do rio Pinheiros]. Poderia ser feito, assim, um transfer, retomando o barco no rio de baixo, num trajeto que poderia chegar até Guarulhos, perto do aeroporto. Seria o meio de transporte mais rápido. Virgílio Nelson Carvalho diretor de planejamen­to, gestão e capacitaçã­o, São Paulo (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil