Folha de S.Paulo

Selton Mello e Jeferson De são convidados para a Academia, que entrega o Oscar

-

SÃO PAULO Selton Mello, Bruno Barreto, Jeferson De, Emílio Domingos, Sara Silveira, Ilda Santiago e Waldir Xavier são os novos brasileiro­s convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematogr­áficas de Hollywood para se tornarem membros da instituiçã­o. Com isso, eles passam a poder votar, anualmente, no Oscar.

A lista de 397 novos membros foi divulgada nesta terça e metade dela é formada por pessoas que não são americanas. Ao todo, 54 países foram contemplad­os, sendo que 44% dos convidados são mulheres e 37%, não brancos, mostrando um esforço para diversific­ar o quadro de associados.

Mello foi convidado para fazer parte do ramo de atores da Academia. Barreto, de “O Que É Isso, Companheir­o?”, e De, de “Doutor Gama”, para o de diretores. Domingos, que dirigiu “Favela É Moda”, representa­rá o país entre os documentar­istas, e Silveira, que produziu “As Boas Maneiras”, entre os produtores. Santiago, diretora do Festival do Rio, se junta ao grupo de executivos, e Xavier, de “Central do Brasil”, ao de técnicos de som.

Os convites são feitos anualmente e divididos conforme o ramo da Academia ao qual o convidado, caso aceite a associação, se filiará. Assim, eles se tornam elegíveis para ajudar a decidir quem será indicado e, depois, quem vencerá cada categoria do Oscar.

Na lista deste ano ainda aparecem nomes como os de Billie Eilish, Finneas O’Connell, Ariana DeBose e Troy Kotsur, que venceram estatuetas na última edição do prêmio, e Jamie Dornan, Jessie Buckley, Vincent Lindon, Kodi SmitMcPhee e Anya Taylor-Joy.*

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil