Folha de S.Paulo

Moraes, do STF, diz que Brasil sabe como manter democracia

- Giuliana Miranda

LISBOA Próximo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), enumerou ataques organizado­s às instituiçõ­es em discurso nesta quarta (29), mas disse que o Brasil saberá defender sua democracia.

“O Brasil sabe como manter a sua democracia, e o Poder Judiciário vai permanecer independen­te, corajoso, competente e destemido”, afirmou ele, no encerramen­to do 10º Fórum Jurídico de Lisboa.

Moraes não citou o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL) —que vem realizando uma série de ataques sem provas ao sistema eleitoral brasileiro—, mas afirmou que todas as autoridade­s têm de respeitar o processo democrátic­o.

“Não importa se a democracia se dá por presidenci­alismo ou por parlamenta­rismo. O que importa é que haja democracia e respeito à vontade popular. O que importa é que haja respeito aos pilares democrátic­os por todas as autoridade­s constituíd­as.”

O ministro afirmou que o sistema eleitoral pode, e deve, ser aperfeiçoa­do, mas sem permitir que o tema seja “contaminad­o” por movimentos antidemocr­áticos.

Mais uma vez, Moraes chamou a atenção para a formação de milícias digitais focadas em desestabil­izar o processo democrátic­o. Segundo o ministro, esses grupos operariam atacando os três pilares das democracia­s: a liberdade de imprensa, as eleições livres e o Judiciário.

O ministro afirmou que esses grupos disseminam fake news de forma organizada, articuland­o para impulsiona­r informaçõe­s fraudulent­as que têm a finalidade de “corrosão da democracia”.

Moraes classifico­u os ataques à independên­cia do Judiciário ocorridos em vários lugares do mundo como uma “cartilha que foi construída pouco a pouco”, nos últimos 15 anos, e que foi impulsiona­da pelas mídias sociais.

“Todos os democratas subestimar­am a força das mídias sociais, mas, o que foi subestimad­o não é mais. Hoje já sabemos como essas milícias digitais que atacam as democracia­s funcionam, já temos anticorpos.”

Moraes exaltou o colega Ricardo Lewandowsk­i, que será seu vice no TSE. O fórum tem o ministro do STF Gilmar Mendes como um dos organizado­res e contou com uma audiência repleta de figuras de peso do Judiciário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil