Folha de S.Paulo

‘Estou com vontade de você’, disse Guimarães, segundo funcionári­a

Mulher relata assédio e afirma ter sido puxada pelo pescoço pelo então presidente da Caixa

- Marianna Holanda

Brasília Uma funcionári­a da Caixa diz em depoimento à Folha que foi assediada por Pedro Guimarães, então presidente da instituiçã­o. Ela afirma ter sido puxada pelo pescoço e ter ficado em choque após o episódio.

Com receio de sofrer retaliação do comando do banco, a mulher pediu que tivesse a identidade preservada —será chamada pelo nome fictício de Roberta nesta reportagem.

Segundo ela, os assédios de Guimarães aconteciam diante de todos, dentro e fora da instituiçã­o. O caso foi revelado pelo portal Metrópoles na terça (28), que relata a existência de uma investigaç­ão no Ministério Público Federal.

O caso narrado à Folha por Roberta ainda não chegou às autoridade­s. “Não falei antes com medo e vergonha, e agora me sinto culpada porque penso que, se tivesse falado antes, outras mulheres não teriam passado pelo que passei, nem por situações piores.”

Roberta conta que, em uma ocasião, estava a sós com o presidente do banco, quando ele perguntou se ela “estava com ele”. A funcionári­a entendeu, à época, que a pergunta era em relação ao governo. Ela teria, então, respondido que sim.

“Aí quando fui sair, ele me puxou pelo pescoço e disse: ‘Estou com muita vontade de você’. Saí da sala, em choque e chorando”, afirma ela. “Depois, em outro momento, ele já passou a mão pela minha cintura e foi abaixando, mas saí antes que piorasse.”

Segundo a funcionári­a, Guimarães também tem hábito de dar “beliscões” em mulheres.

“As pessoas aceitam o abuso com medo da retaliação, do poder dele, isso é, perder a função. Ele te tira de uma posição de destaque, que você estudou e tem qualificaç­ão para estar lá, para te colocar numa função muito abaixo. Isso da noite para o dia, sem nenhum aviso”, disse.

Segundo o Metrópoles ao menos cinco funcionári­as da Caixa acusam Guimarães de assédio sexual. Em um dos relatos, uma delas diz que uma pessoa ligada ao presidente do banco perguntou o que fariam “se o presidente” quisesse “transar com você?”.

De acordo com a denunciant­e, ele estava na piscina e “parecia um boto se exibindo”. Além disso, funcionári­as recebiam chamados para ir ao quarto de Guimarães.

“(...) Ele me puxou pelo pescoço e disse: ‘Estou com muita vontade de você’. Saí da sala, em choque e chorando. (...) Depois, em outro momento, ele já passou a mão pela minha cintura e foi abaixando, mas saí antes que piorasse

Roberta (nome fictício) funcionári­a da Caixa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil