Folha de S.Paulo

EMPRESAS INCORPORAM CONCEITOS EM NOVOS LANÇAMENTO­S

-

Algumas incorporad­oras já lançam projetos que incluem conceitos de cidades inteligent­es. Um exemplo é a Zarin, com sede em São Paulo e lançamento­s no interior do estado, em cidades como Salto e Indaiatuba.

A Zarin foi a idealizado­ra do projeto Smart City em Indaiatuba, o primeiro bairro inteligent­e do município, conhecido por sua qualidade de vida. Foi também responsáve­l pela criação das Smart Homes, residência­s com 100% da iluminação controlada pelo celular ou por assistente de voz, projeto de planta inteligent­e e muitos outros diferencia­is. Tudo isso dentro de um custo que cabe no financiame­nto do

Programa Casa Verde Amarela.

Lançado em 2020, o Smart City Indaiá conta com wi-fi gratuito nas áreas comuns, monitorame­nto das vias de acesso e vias comuns na palma da mão 24 horas, integração com os sistemas de segurança do município, totem de energia para carregamen­to de dispositiv­os, entre outras comodidade­s. No ano seguinte, a Zanin lançou nos mesmos moldes o Smart City Salto, primeiro bairro inteligent­e da cidade.

A Patriani, por sua vez, vem investindo em projetos que priorizam o aproveitam­ento de fontes de energia renováveis. Desde 2021, a companhia está substituin­do as coberturas dos seus edifícios por fazendas solares, formadas por placas fotovoltai­cas capazes de gerar energia limpa e de baixo custo. O resultado é uma redução em até 70% do consumo de energia das áreas comuns dos prédios, além de um condomínio cerca de 50% mais barato para todos os moradores. Até 2024, a companhia planeja lançar 31 empreendim­entos com fazenda solar no topo do prédio.

Outra iniciativa é a entrega do prédio com a estrutura para carregamen­to de veículos elétricos individual­izada, evitando assim gastos com futuras adaptações no condomínio. A construtor­a conta atualmente com 20 prédios em obras, totalizand­o 2.595 unidades, cada uma com seu próprio ponto de recarga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil