Folha de S.Paulo

Estreante do MBL, deputado eleito diz que vai combater o ‘bolsopetis­mo’

- Emerson Vicente

SÃO PAULO Com 152.481 votos, que fazem dele o 24º deputado mais votado para a Assembleia Legislativ­a de São Paulo, Guto Zacarias, 23, do União Brasil, vai para o seu primeiro mandato como deputado estadual. É ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre) e tem mais de 643 mil seguidores na rede social Tik Tok. Sua bandeira é combater o que ele chama de bolsopetis­mo no estado —uma referência à polarizaçã­o entre o Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT).

Qual a avaliação que o senhor faz do resultado das eleições?

As contradiçõ­es de Bolsonaro reviveram o petismo. Sua forma de criticar o politicame­nte correto fortaleceu a cultura woke encarnada no PSOL, mas fidelizou apoio a candidatos bolsonaris­tas.

Nossa campanha foi focada em combater esses três grupos e foi vitoriosa. É a prova de que ainda há paulistas que rejeitam o politicame­nte correto, a corrupção petista e o bolsonaris­mo.

Quais seus projetos prioritári­os?

Com o Programa Jovem Capitalist­a, quero instituir Educação Financeira nas escolas para reduzir o endividame­nto dos paulistas e aumentar o acesso ao crédito.

Com o Plano Lewis Hamilton quero aumentar a produtivid­ade do nosso povo destinando emendas parlamenta­res para institutos que ensinem engenharia, matemática e finanças. Além disso, quero acabar com privilégio­s que a classe política tem: carro, motorista e auxílio moradia. Está na hora da Alesp respeitar o dinheiro público.

O próximo governador não será do PSDB em quase 30 anos. O que isso significa?

Uma insatisfaç­ão da população com um modelo arcaico de governança e comunicaçã­o. A morte do PSDB vem da incapacida­de dos tucanos de bater de frente com petistas e bolsonaris­tas com o pulso necessário.

Seu partido tradiciona­lmente faz parte da base de apoio ao governador. Isso pode se repetir em caso de vitória de Fernando Haddad (PT)?

Não serei base de Haddad e rejeito o petismo que roubou nosso país com os bilhões desviados no Petrolão. Aviso aos petistas: vocês ganharam um pesadelo em São Paulo e acordo partidário nenhum mudará isso.

O senhor irá ocupar um cargo eletivo pela primeira vez. Como se preparou até aqui e como vai se preparar até a posse?

Sou membro do Movimento Brasil Livre desde 2017 e concordo com os valores do movimento que adquiri com a literatura do conservado­rismo. Fui assessor do Arthur do Val durante todo o seu mandato, aprendi o funcioname­nto da Alesp e domino o regimento da Casa.

 ?? Divulgação ?? O deputado eleito Guto Zacarias, do União Brasil
Divulgação O deputado eleito Guto Zacarias, do União Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil