Folha de S.Paulo

Startup tem desempenho recorde na América Latina

-

Fundada por Gerry Giacomán e Diego García, a Clara iniciou suas operações no México em 2021 e, no final do ano, chegou ao Brasil. Em março deste ano, a Clara se estabelece­u na Colômbia, onde passou a oferecer sua plataforma de gestão de despesas corporativ­as para uma base de milhares de empresas. A fintech espera ter mais de 100 colaborado­res por lá até o fim de 2022, replicando o rápido ritmo de cresciment­o observado nos mercados onde já atua.

A companhia tem estratégia de expansão pela América Latina e segue caminho semelhante ao de outras startups da região. A Clara pretende se instalar em breve na Argentina, Chile, Panamá, Peru e Uruguai.

“Priorizamo­s o Brasil como primeiro passo na expansão porque o país é a maior economia latina junto com o México. O mercado brasileiro é diverso e podemos explorar empresas de todos os tamanhos e segmentos apresentan­do novas soluções financeira­s. Aprendemos muito por aqui e agora é a hora de aplicar todo o conhecimen­to em novos mercados”, diz Layon Costa, country manager no Brasil.

US$ 1 BILHÃO

Em dezembro de 2021, a Clara tornou-se a primeira startup latino-americana a atingir o status de “unicórnio” em menos de um ano. O nome é dado a novos negócios avaliados em mais de US$1 bilhão. A empresa chegou a esse patamar em oito meses.

O desempenho mostra a confiança dos investidor­es. O empreendim­ento recebeu aportes da DST Global Partners, General Catalyst, Monashees, Kaszek Ventures, Avid Ventures, Coatue, Iconiq Growth, Box Group, Gaingels, Alter Global e Global Founders Capital; de fundadores de outros “unicórnios” como Creditas, Rappi e 99; e de investidor­es “anjo” responsáve­is por alavancar alguns dos negócios de maior destaque dos últimos anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil