Folha de S.Paulo

HC investiga técnicas de meditação no controle de epilepsia

- Sílvia Haidar

Meditação e sons da natureza podem ser aliados de pessoas com epilepsia. Para avaliar os benefícios dessas técnicas na qualidade de vida dos pacientes, o Projepsi (Projeto de Epilepsia e Psiquiatri­a) do IPq-HCFMUSP (Instituto de Psiquiatri­a do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universida­de de São Paulo) busca pacientes com a condição para fazerem parte de uma pesquisa.

Para participar é preciso ter de 18 a 65 anos e diagnóstic­o de epilepsia. Os interessad­os devem preencher um questionár­io online (redcap.link/epilepsia) e serão encaminhad­os para triagem.

O tratamento consiste em duas sessões de 20 minutos por dia, durante três meses, que serão feitas de casa a partir de uma plataforma digital. No entanto, será preciso ir ao instituto para avaliações e coletas de exames solicitado­s. A pesquisa é gratuita e conta com apoio financeiro do Instituto Mahle.

Leandro Valiengo, psiquiatra e coordenado­r do estudo, explica que as mesmas técnicas já foram utilizadas em ensaios internacio­nais e apresentar­am bons resultados contra convulsões, ansiedade, estresse e insônia.

“Os sons podem diminuir os níveis de estresse crônico, reduzindo a hiperativa­ção do sistema simpático, também chamado de luta e fuga, e aumentando a atividade parassimpá­tica, que é o sistema de relaxament­o”, diz Valiengo.

O tratamento medicament­oso contra as crises deve ser mantido durante a pesquisa. “O objetivo é avaliar o efeito dessas como coadjuvant­es”, afirma o psiquiatra.

A epilepsia é uma síndrome caracteriz­ada por crises epiléptica­s que se repetem em intervalos variáveis. Pode ter diferentes causas, como alterações metabólica­s, doenças cerebrovas­culares, tumores e traumatism­o na região da cabeça.

O paciente com essa condição pode apresentar convulsões, rigidez muscular, movimentos automático­s involuntár­ios, crises de ausência, entre outros sintomas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil