Folha de S.Paulo

OLHO NO MAPA

A campanha de Jair Bolsonaro (PL) aposta na desmobiliz­ação de estados do Nordeste para vencer as eleições presidenci­ais no segundo turno.

- MÔNICA BERGAMO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

TENDÊNCIA De acordo com um estrategis­ta do núcleo duro do governo, o fato de o pleito ter sido decidido já em primeiro turno em estados em que Lula (PT) teve votação estrondosa contribuir­ia para a desmobiliz­ação do eleitorado.

PALANQUE VAZIO Sem campanhas para o governo estadual e de candidatos a senador e a deputado, as pessoas teriam uma motivação menor para ir às urnas, pois não seriam mais estimulada­s pelas militância­s dos partidos a votar.

LÁ E CÁ Com isso, o petista não conseguiri­a tirar a diferença, no Nordeste, de votos que os bolsonaris­tas acreditam poder ganhar no sudeste —especialme­nte em São Paulo, onde a eleição será decidida em segundo turno.

NAS URNAS No Piauí, Lula teve 74,25% dos votos, contra 19,9% de Bolsonaro. No Ceará, ele teve 65,91%, contra 25,38% do atual presidente. No Maranhão, a vitória foi por 68,84% para o petista, contra 26% do adversário. No Rio Grande do Norte, o placar foi de 62,98% contra 31% de Bolsonaro.

HISTÓRICO A abstenção total no país aumenta historicam­ente do primeiro para o segundo turno.

HISTÓRICO 2 Em 2018, a abstenção na primeira rodada chegou a 20,3% do eleitorado, com 29,9 milhões de pessoas habilitada­s a votar deixando de comparecer às urnas. No segundo turno, ela subiu para 21,3%. Neste ano, a abstenção bateu recorde no primeiro turno, chegando a 20,9%.

RECORTE Economista­s e estatístic­os ligados ao governo e que estão engajados na campanha de Bolsonaro calculam que, do total, 70% dos que faltarem votariam em Lula, e 30%, no presidente. Isso porque a abstenção em geral é maior entre eleitores de baixa renda, universo em que Lula tem mais votos.

MARTELO BATIDO A Corte Interameri­cana de Direitos Humanos marcou para esta terça-feira (4) a leitura de sentença que determinar­á se o Estado brasileiro é ou não culpado pela morte do defensor de trabalhado­res rurais Gabriel Sales Pimenta. Seu assassinat­o ocorreu em 1982, no Pará.

INÉDITO Se houver uma condenação, essa será a primeira vez em que o país é responsabi­lizado pela morte de um defensor dos direitos humanos.

SINAIS Gabriel Sales Pimenta era advogado do Sindicato dos Trabalhado­res Rurais de Marabá e fazia defesa em ações judiciais contra latifundiá­rios. Meses antes de ser assassinad­o, em julho de 1982, ele havia recebido ameaças e pedido proteção às autoridade­s.

CAUSA A expectativ­a é que a Corte determine a adoção de medidas para prevenir a violência contra defensores de direitos humanos no país. O caso é apreciado após denúncia do Cejil (Centro pela Justiça e o Direito Internacio­nal) e da Comissão Pastoral da Terra.

OLHO VIVO O dono do site bolsonaro.com.br, o empresário Gabriel Baggio Thomaz, vai depor na Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (4). A oitiva faz parte de um inquérito aberto a pedido do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

LINHA O endereço, que viralizou no mês passado, reunia críticas e charges contra Jair Bolsonaro (PL). Em uma delas, ele estava vestido como Adolf Hitler. Torres então pediu à PF que investigas­se o site. A página foi suspensa por decisão do Tribunal Superior Eleitoral por propaganda eleitoral irregular negativa.

BANG BANG O documentár­io “Um Tiro no Escuro” foi selecionad­o para o Festival do Rio, que ocorre a partir de quinta (6) e vai até 16 de outubro. O filme, que começou a ser feito em 2018, discute o porte e a posse de arma no Brasil após flexibiliz­ação de normas armamentis­tas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

BANG 2 O diretor Paulo Ferreira se coloca como personagem e mostra os passos para obter uma licença e poder comprar uma arma de forma legal. “Tem a parte assustador­a de conhecer esse mundo que idolatra o fuzil, mas é uma realidade que precisa ser mostrada”, diz ele. Na produção ainda são ouvidos frequentad­ores de clubes de tiro e especialis­tas em segurança pública.

PEQUENOS Os “drummonzin­hos”, crianças e adolescent­es de Itabira (MG) que recitam Carlos Drummond de Andrade, vão se apresentar no festival literário Paixão de Ler, no RJ. Com entrada gratuita, a performanc­e ocorrerá no Circo Crescer e Viver, no domingo (9). O evento, da Secretaria Municipal da Cultura, vai homenagear o poeta modernista.

 ?? João Cotta/Globo/Divulgação ?? A apresentad­ora Fátima Bernardes fez suas primeiras gravações no palco do “The Voice”, reality da TV Globo que passará a ser comandado por ela a partir de novembro deste ano. “Fui muito bem recebida, fiquei muito feliz”, conta Fátima, que completou 60 anos no mês passado. “É momento de iniciar uma nova década. E é impression­ante como o programa, mesmo depois de dez edições, tem frescor. Continuamo­s vendo muita gente talentosa chegando”, diz ainda. A atração tem direção artística de Creso Eduardo Macedo, produção de Valesca Campos e direção de gênero de Boninho
João Cotta/Globo/Divulgação A apresentad­ora Fátima Bernardes fez suas primeiras gravações no palco do “The Voice”, reality da TV Globo que passará a ser comandado por ela a partir de novembro deste ano. “Fui muito bem recebida, fiquei muito feliz”, conta Fátima, que completou 60 anos no mês passado. “É momento de iniciar uma nova década. E é impression­ante como o programa, mesmo depois de dez edições, tem frescor. Continuamo­s vendo muita gente talentosa chegando”, diz ainda. A atração tem direção artística de Creso Eduardo Macedo, produção de Valesca Campos e direção de gênero de Boninho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil