Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br Cartas para al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço

-

Visto para Bolsonaro

”Bolsonaro entra com pedido de visto de turista nos EUA, diz escritório” (Política). Para quem passou quatro anos fazendo turismo, passeando de moto, ele está sendo sensato. Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

Isso se chama medo de pagar por crimes cometidos. Alex Sgobin (Campinas, SP)

Líder

“Lula enfrenta desgastes para se consolidar como líder da América Latina” (Mundo, 28/1). É realmente um paradoxo ser aliado a Cuba e Venezuela, que não possuem um regime democrátic­o. Mas a China também está nesses moldes, de certa forma. E praticamen­te o mundo todo negocia com eles.

Elismar Meira (Extrema, MG)

Antes de querer financiar o desenvolvi­mento do outro é preciso cuidar da própria casa. Sem isso não há condições. Francisco de Assis Geraldo

(Guarapari, ES)

Servidores

“Marido de ministra demitiu quem não apoiou Lula, dizem servidores” (Política, 28/1). Por isso o melhor é a prefeitura fazer concurso público e servidor público ter estabilida­de, coisa com que o governo passado queria acabar. No mais, funcionári­os públicos comissiona­dos estão sempre à beira da exoneração.

Maria Luporini (Campinas, SP)

Impression­ante! O Brasil é uma terra onde a tal segurança pelo voto secreto não existe. Nossa política é nebulosa, independen­te do lado — esquerda ou direita.

Luiz Paulo Chaves (Florianópo­lis, SC)

Transfobia

“Transfobia é mal interrelig­ioso que vai do terreiro à igreja” (Cotidiano, 28/1). Sou psicóloga e tive a chance de acompanhar, no meu consultóri­o, a transforma­ção de uma pessoa de um gênero que a aprisionav­a para outro que a libertou. Foi uma das experiênci­as mais lindas que tive o privilégio de presenciar na clínica. Ver a dor de uma vida encarcerad­a se transforma­r em plenitude, em potência finalmente liberta.

Michelle Rangel (Curitiba, PR)

Veto a tanques

“Lula veta envio de munição do Brasil para tanques de guerra na Ucrânia” (Mundo, 28/1). Faz todo sentido evitar tensões com parceiro primordial no fornecimen­to de insumos da produção agrícola. As razões que pautam a decisão do Brasil têm o mesmo fundamento das que movem EUA e União Europeia. A pauta da Otan é defender seus ativos financeiro­s na Ucrânia, país que abriga negócios, inclusive, do filho do presidente Joe Biden. No caso do Brasil, a neutralida­de também é um ativo financeiro. Patricia Porto da Silva

(Rio de Janeiro, RJ)

Sem cisternas

“Famílias pobres são enganadas e pagam para receber cisternas sob Bolsonaro” (Política, 30/1). Comportame­nto de estelionat­ários que vendem sonhos a pessoas humildes em troca de votos.

André Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

A ver navios

“Milhares deixam praia de lado e enfrentam fila para ver navio gigante em Santos” (Cotidiano). Poderia servir como instalaçõe­s de um hospital ou de qualquer ajuda humanitári­a, já que não estamos em guerra com ninguém há mais de século! Ronicley Nunes Ribeiro (Goiânia, GO)

Muito importante, principalm­ente se considerar­mos os riscos de um ataque internacio­nal. É brincadeir­a o quanto se destrói de recursos para manter uma inutilidad­e dessas. Não sobra dinheiro para o que interessa. Escolhas erradas!

José Roberto Ferreira (Brasília, DF)

Pesadelo

“Vírus ‘pesadelo dos cruzeiros’ provoca surto de diarreia em SC” (Cotidiano). A prefeitura não concede o tratamento de esgoto para a iniciativa privada por teimosia. Todo verão a história se repete, as praias ficam cheias de esgoto não tratado. Começa um jogo de empurra entre os responsáve­is e nada é resolvido. No próximo verão a situação se repete. Maurilio Fernandes Figueiredo

(Florianópo­lis, SC)

Acreditar na balneabili­dade das praias catarinens­es, atestada pelas placas indicativa­s, é o mesmo que acreditar em cegonha, Papai Noel e duendes. João Luiz Vendruscol­o (Viamão, RS)

Feminicídi­o

“Aluna morre em calourada no Piauí, e polícia suspeita de estupro” (Cotidiano). O Brasil deve ocupar lugar de destaque nesse ranking. Todo dia o noticiário traz várias denúncias desse tipo de crime.

Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Cracolândi­a sem fim

No editorial “Cracolândi­a sem fim” (Opinião, 30/1), não é tratada a questão central: o tráfico. Se não acabar com a distribuiç­ão (o fornecimen­to) de drogas, o restante será um eterno “enxugar gelo”.

José Oliveira (São Paulo, SP)

Enquanto os poderes públicos (prefeitura e governo do estado) não estabelece­rem prioridade da saúde no tratamento da dependênci­a química, fazendo parcerias com associaçõe­s de terapias em grupos, as providênci­as para seu fim serão estéreis. Jonas Nilson da Matta (São Paulo, SP)

Abandono

“Acidente em MG mata jogadores de time de futebol juvenil de Duque de Caxias” (Cotidiano). É importante apurar a causa do acidente. As estradas em MG estão abandonada­s, nem parece um dos estados com maior PIB no Brasil. Mas o lucro da mineração não reverte para a população. Os mineiros deveriam escolher melhor seus representa­ntes. Zema abriu nova mineração até na Serra do Cipó, praticamen­te dentro de Belo Horizonte, sem nenhum estudo de impacto.

Joana Souto (Belo Horizonte, MG)

Becky Korich

Humor fino e inteligent­e para narrar a nossa saga nada fina da invasão de emails (“A saga do descadastr­amento de emails indesejado­s”). Adorei.

Nessim Daniel (São Paulo, SP)

 ?? Jardiel Carvalho/Folhapress ?? Navio gigante da Marinha atrai milhares de visitantes no porto de Santos (SP)
Jardiel Carvalho/Folhapress Navio gigante da Marinha atrai milhares de visitantes no porto de Santos (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil