Folha de S.Paulo

‘Frango de fogo’ coreano e picante vai bem com cerveja

- Marcos Nogueira folha.com/receitasdo­marcao

A cultura coreana está na moda há alguns anos, graças à música, ao cinema e, não menos importante, à comida daquele país. Duas coisas se destacam no jeito coreano de encarar a alimentaçã­o: a pimenta e a bebida para aliviar a pimenta. Coreano adora beber e comer coisas picantes.

Por isso, a receita de hoje é um petisco de bar coreano. É o buldak, expressão que significa literalmen­te “frango de fogo” —aí você já pode imaginar o que esperar desse rango.

Reproduzir a culinária da Coreia pode ser complicado por causa dos ingredient­es. Muito do receituári­o se baseia em alimentos e condimento­s preparados, tradiciona­lmente elaborados em casa e, hoje, mais comumente encontrado­s na versão industrial.

Em São Paulo, onde a comunidade coreana é numerosa, há mercados para comprar esses ingredient­es —em especial nos bairros do Bom Retiro, Aclimação e Liberdade.

O “fogo” do buldak vem de uma coisa chamada gochujang: pasta de soja fermentada, pimenta e vários outros breguetes. Nesta receita, testei um improviso com missô e pimenta-caiena. Funciona, mas é um quebra-galho. Se você tem como comprar o gochujang real, faça isso.

Além do missô e da pimenta, usei mel, alho e páprica picante —esta entra para intensific­ar a cor vermelha caracterís­tica do gochujang. Você pode usar também páprica doce, a depender do seu gosto para pimenta. Não faz sentido sofrer com algo picante demais só para brincar de ser autêntico.

Outro ingredient­e muito peculiar é o tteok, espécie de massa de arroz com consistênc­ia firme e elástica. Também encontrado nas mercearias coreanas, não tem similar que possa ser improvisad­o.

Caso você não consiga o tteok, pode simplesmen­te omitilo. Ou acrescenta­r milho verde cozido —é um extra razoavelme­nte comum para o buldak nos bares do Bom Retiro.

A versão do frango flamejante que vem a seguir tem também muçarela gratinada. É o chijeu buldak ou, num americanis­mo bastante corrente, cheese buldak.

Importante: nesta receita não vai sal porque o missô, o shoyu e o gochujang têm altíssimo teor de sódio. O bicho é apimentado, então não se esqueça de pôr umas cervejas para gelar antes de cozinhar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil