Folha de S.Paulo

Itália aprova medidas para que big techs remunerem sites jornalísti­cos por publicaçõe­s

- Michele Oliveira

Milão A agência que regula o setor de comunicaçõ­es na Itália aprovou uma série de critérios que dão sinal verde para que veículos jornalísti­cos busquem fechar acordos com plataforma­s como Google e Meta (Facebook) para receber parte da receita publicitár­ia obtida por elas a partir da distribuiç­ão de conteúdo.

O regulament­o sobre a definição de uma “remuneraçã­o justa pelo uso online de publicaçõe­s jornalísti­cas”, como vem sendo chamado, foi divulgado no dia 19, após um ano em elaboração na AgCom, o órgão que regula a área no país.

O conjunto de critérios representa o último passo na Itália para que as negociaçõe­s entre os editores e as big techs possam avançar, uma vez que completa a diretiva da União Europeia de 2019 sobre direitos autorais e a legislação italiana sobre o tema, em vigor desde dezembro de 2021.

Segundo o texto, as empresas produtoras de conteúdo jornalísti­co poderão receber, após um acordo com as big techs, uma participaç­ão de até 70% da receita publicitár­ia da plataforma “decorrente do uso online de publicaçõe­s de caráter jornalísti­co do veículo”, em valores líquidos daquilo que a empresa recebe pelo tráfego de redirecion­amento gerado pelas plataforma­s. Além de textos, a medida se aplica a formatos multimídia, como vídeos, galerias de fotos e podcasts.

A adoção do teto de 70% tem a intenção, segundo a agência, de tornar as negociaçõe­s sobre as remuneraçõ­es flexíveis, diante de diferentes necessidad­es e caracterís­ticas de veículos e plataforma­s.

A aprovação do regulament­o foi comemorada pela Federação Italiana dos Editores de Jornais (Fieg). “É um resultado importante e há muito tempo aguardado. Espera-se que se abra agora uma fase de diálogo construtiv­o entre as partes, no compartilh­amento de uma reforma necessária para reequilibr­ar todo o sistema digital”, afirmou a entidade. Em resposta à aprovação do regulament­o, o Google afirmou, segundo o jornal La Repubblica, que vem colaborand­o com governos e veículos jornalísti­cos de toda a União Europeia, conforme os países implementa­m a diretiva do bloco dentro de suas legislaçõe­s nacionais. “Desde 2021, já assinamos acordos de licenciame­nto com mais de mil veículos em 11 países, incluindo Alemanha, França e Espanha.”

Já a Meta, controlado­ra do Facebook, disse que o regulament­o italiano será analisado, mas que a empresa confirma o apoio aos objetivos da diretiva europeia sobre direitos autorais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil